Deputado protocola pedido de CPI para investigar relações do PT com facção criminosa

 

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) anunciou nas redes sociais que protocolou o pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o intuito de investigar as relações do Partido dos Trabalhadores (PT) com organizações criminosas.

O partido de Lula é alvo de novas denúncias de corrupção e envolvimento com o crime organizado, após a divulgação de vídeos da delação do publicitário Marcos Valério, operador do Mensalão, que confirmou à Polícia Federal a relação entre o PT e a organização criminosa conhecida como PCC.

Entenda o caso

Às vésperas das eleições gerais de 2022, um novo episódio envolvendo denúncias de corrupção trazem à tona um passado obscuro do mundo político. O escândalo do Mensalão jogou na lona o Partido dos Trabalhadores (PT) e nomes chaves da base aliada do então governo Lula, e a partir daquele momento a cúpula petista passou a ser atormentada por uma figura que foi crucial nos casos de corrupção comandados pela sigla: Marcos Valério, o principal operador do esquema em 2005.

Condenado a 37 anos de prisão, Valério proferiu novas declarações que mancham o histórico do PT. Agora, a menos de três meses para o pleito eleitoral, trechos inéditos de uma colaboração premiada voltam a sacudir os poderes da República. De modo incisivo, o ex-publicitário citou uma série de elementos que, segundo ele, confirmam a relação do PT com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Valério ainda apontou a existência de um dossiê com dados sobre petistas que eram financiados pelo crime organizado.

 

Deixe um comentário