RN está entre os 13 estados no Brasil que tem mais bolsa família do que empregos

País está dividido: pobres com Lula e ricos contra ele – Bem Blogado

 

Um levantamento feito pelo Poder 360 aponta que em 13 das 27 Unidades da Federação o número de beneficiários do Bolsa Família supera o de trabalhadores com carteira assinada (excluindo o setor público). Entre eles, sem nenhuma novidade, figura o Estado do Rio Grande do Norte. Essa tendência se acentuou nos últimos anos:

  1. Antes da pandemia: 8 Estados tinham mais beneficiários do que empregos formais.
  2. Em 2020: O número subiu para 10.
  3. Em 2022, com o Auxílio Brasil: Aumentou para 12.
  4. Em 2023: Chegou a 13, e essa proporção se mantém em 2024.

Essa situação prevalece em todos os Estados do Nordeste e em 4 Estados do Norte. O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte, com 2 famílias maranhenses recebendo Bolsa Família para cada trabalhador com carteira assinada. Esse fenômeno se deve, em grande parte, ao aumento significativo no número de beneficiários do programa social durante o último ano do governo Bolsonaro. O governo ampliou o atendimento de 14,5 milhões para 21,6 milhões de pessoas em 2022, incluindo 7 milhões de novos beneficiários nos 3 meses que antecederam as eleições.

Além disso, a mudança no mercado de trabalho também contribui para essa dinâmica, com aumento no emprego por conta própria e retomada do mercado informal. Vale ressaltar que o Bolsa Família é um programa social focado em atender a população mais pobre, e a revisão dos cadastros irregulares pode ajudar a otimizar sua eficácia.

Com informações do Poder360

Deixe um comentário