Nos bastidores, Haddad ganha força para ser ministro da Economia

 

Sai Paulo Guedes entra Fernando Haddad? O nome do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação voltou a circular entre os mais cotados para comandar o Ministério da Economia a partir de janeiro de 2023.

O próprio presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem consultado assessores e simpatizantes sobre a possível escolha de Haddad a fim de colher impressões.

Mesmo que Lula não abra o jogo à imprensa, o Conexão Política apurou que o líder esquerdista considera, sim, nomear seu aliado para ocupar o cargo que hoje é exercido por Paulo Guedes.

Nos últimos dias, o fato de Lula ter subido o tom contra o mercado financeiro e o teto de gastos leva fontes próximas a apostar que figuras como Henrique Meirelles e Pérsio Arida perderam força na disputa pelo ministério.

Já é consenso na equipe de transição que a intenção de Lula é indicar um nome político à Economia (ou Fazenda, a depender na nomenclatura que será escolhida), em vez de um nome técnico. Ele teme que seu governo seja “refém” do mercado e da ala menos estatista de economistas.

Deixe um comentário