Israel ataca a Síria após lançamento de dois foguetes

Cerca fronteiriça entre Israel e Síria, nas Colinas de Golã.| Foto: EFE/ Joan Mas Autonell

 

O Exército de Israel atacou, na sexta-feira (29), vários pontos da Síria após o lançamento de dois foguetes contra o seu território, enquanto a tensão devido à guerra em Gaza continua elevada e as hostilidades com o Hezbollah continuam na fronteira com o Líbano.

Depois que as sirenes soaram em locais no norte de Israel, “dois lançamentos (de projéteis) foram identificados cruzando desde a Síria” e “caíram em campo aberto”, disse um porta-voz militar israelense. Segundo ele, depois disso as forças israelenses “estão atacando os pontos de origem do fogo”.

Por sua vez, acrescentou que horas antes, após mais um dia de fogo cruzado sustentado na zona fronteiriça entre Israel e Líbano, as Forças de Defesa de Israel atacaram novamente a infraestrutura da milícia xiita libanesa Hezbollah e um local de lançamento de foguetes do grupo.

A milícia xiita assumiu, hoje, a responsabilidade por oito novas ações contra alvos militares no norte de Israel.

Por outro lado, Israel costuma atacar a Síria em retaliação após lançar projéteis no seu território, algo que vem acontecendo desde o início da guerra contra o grupo terrorista Hamas em Gaza, em 7 de outubro, embora de forma bastante intermitente e escalonada, sem adquirir o nível das hostilidades alcançadas com o Hezbollah no Líbano.

Da mesma forma, a Síria também acusou hoje Israel de ter lançado antes um ataque com mísseis nos arredores de Damasco, o segundo em um período de apenas algumas horas e que ocorreu depois de outra ação atribuída a Israel de ter matado um conselheiro militar da Guarda Revolucionária iraniana.

As milícias iranianas e pró-iranianas estão presentes na Síria como aliadas do ditador sírio, Bashar al-Assad, e os ataques israelenses têm frequentemente como alvo algumas das suas posições, armazéns de armas ou mesmo comboios de abastecimento.

 

Deixe um comentário