Em nova gafe, Biden diz que Putin está ‘perdendo a guerra no Iraque’

Dois terços dos americanos acham que Biden não merece novo mandato

 

Em mais uma confusão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu um novo deslize ao afirmar nesta quarta-feira (28) que o presidente russo, Vladimir Putin, estava “perdendo a guerra no Iraque”. Essa declaração ocorreu no momento em que ele deveria abordar o conflito na Ucrânia.

Ao falar rapidamente com repórteres antes de sair da Casa Branca para uma viagem a Chicago, Biden foi questionado se Putin havia sido enfraquecido pelo breve levante liderado por um chefe mercenário russo, do Grupo Wagner, cujas forças ameaçaram implodir Moscou.

“É realmente difícil dizer. Mas ele está claramente perdendo a guerra no Iraque. Ele está perdendo a guerra em casa e se tornou um pária em todo o mundo. E não é apenas a Otan, não é apenas a União Europeia. É o Japão, são 40 nações”, respondeu ele.

Esse foi o segundo equívoco do mandatário em um intervalo de 24 horas. Na terça-feira (27), o democrata já havia cometido uma gafe durante um evento de arrecadação de fundos de campanha, ao se referir à China em vez da Índia, cujo primeiro-ministro, Narendra Modi, visitou a Casa Branca há menos uma semana.

Esses erros não são incomuns para o presidente de 80 anos, que frequentemente tem se confundido verbal e gestualmente em suas aparições públicas. Pesquisas de opinião pública mostram que a maioria dos americanos está preocupada com a idade de Biden. Algumas sondagens indicam que até mesmo os democratas consideram que ele é velho demais para ocupar o cargo.

Apesar das diversas críticas e questionamentos, o médico pessoal de Joe Biden o declarou saudável e “apto para o trabalho” em fevereiro deste ano, após um exame físico de rotina, garantindo que o presidente está plenamente capacitado para liderar a maior potência do mundo.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário