Israel fecha campo de gás natural no Mediterrâneo em meio à ofensiva do Hamas

 

A Chevron comunicou, nesta segunda-feira (9), que fechou um importante campo de gás natural no Mediterrâneo oriental a pedido de autoridades israelenses em meio a guerra no Estado.

O campo de Tamar está localizado a apenas 24 quilômetros da costa sul de Israel e é uma importante fonte de gás natural para abastecer a rede elétrica da nação.

No entanto, a Chevron disse que continua a fornecer aos seus clientes em Israel e na região gás da plataforma Leviathan.

“A Chevron está focada no fornecimento seguro e confiável de gás natural para o benefício do mercado interno israelense e de nossos clientes regionais”, disse a porta-voz da Chevron, Sally Jones, em um comunicado.

Jones disse que a Chevron foi “instruída” pelo Ministério de Energia de Israel a encerrar a produção na plataforma Tamar.

Espen Erlingsen, chefe de pesquisa da Rystad Energy, citou que: “Cortar o fornecimento de Tamar terá um impacto significativo no fornecimento de gás na região e aumentará a pressão sobre os preços.”

Tamar produz cerca de 900 milhões de metros cúbicos de gás por dia – o que equivale a aproximadamente 40% da produção total de gás de Israel, segundo Rystad. Grande parte do gás é enviado ao Egito para exportação para a Europa como gás natural liquefeito, ou GNL.

A paralisação ocorre no momento em que o Hamas ataca Israel e enquanto o Estado intensifica a sua retaliação.

Israel tem recorrido cada vez mais ao gás natural descoberto no Mediterrâneo como principal fonte de combustível e para substituir o carvão. O Estado se tornou um importante exportador de gás natural nos últimos anos.

Fonte: CNN

Deixe um comentário