Flávio Dino falta à convocação de comissão da Câmara; deputados pedem impeachment do ministro

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deu o bolo na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, durante audiência em que responderia a  19 requerimentos, mediante convocação.

O deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR) disse que Dino “é um ministro fake. E a gente fica aqui esperando esse mentiroso. Uma vergonha a atitude desse ministro”.

E exortou: “usa a Polícia Federal com para perseguir inimigos. A estrutura é pequena para se gastar com picuinhas. Cadê você, ô covardão ?”.

Os membros do colegiado só souberam do declínio do ministro ao convite após o início da reunião nessa terça-feira (10).

Os parlamentares encaram como desdém a afirmação do ministro de que teria outro compromisso: uma operação civil que ocorre em vários estados. Dino também  solicitou uma audiência em plenário, alegando que devido a quantidade de requerimentos apresentados, o principal espaço de deliberações da Casa seria o local adequado para sua oitiva.

O ministro responderia, entre outros assuntos, sobre o sumiço das imagens do dia 8 de janeiro e a interferência na Polícia Federal.

A lei do impeachment assegura que ministro que não comparecer a alguma convocação da Câmara ou do Senado sem justifica pode ser alvo de impeachment por crime de responsabilidade. O presidente do colegiado, Sanderson (PL-RS), disse que fará um pedido pela cassação. “Nós tomaremos as medidas embasadas na Constituição”, afirmou.

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) falou que já tinha deixado um pedido de impeachment pronto para Dino caso ele se ausentasse. “Faço seis convocações para o ministro e ele c…”, afirmou. “São convocações oficiais sob pena de crime de responsabilidade e impeachment. Já está protocolado porque eu não sou trouxa. Eu sabia que ele não vinha.”

Com informações do Diário do Poder

Deixe um comentário