Embaixador de Israel cobra do Governo Lula posição firme contra o Hamas: “O que aconteceu merece palavras mais duras”

 

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, cobrou do governo Lula (PT) um posicionamento mais firme contra o grupo terrorista Hamas.

“O que aconteceu lá merece palavras mais duras do que as que foram usadas. Vimos mulheres estupradas, crianças decapitadas na frente dos pais. É puro terrorismo! … O Hamas não representa os palestinos. É preciso reparar essa diferença”, ressaltou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Perguntado se o governo brasileiro tem dificuldade de diferenciar, ele respondeu: “Precisa perguntar para eles (o governo do Brasil), porque eles não falam em terror”.

A declaração formal do Itamaraty, divulgada no sábado (7), condena os ataques em Israel, mas não faz nenhuma menção ao terrorismo e ao Hamas. Posteriormente, o presidente Lula manifestou “repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas”, mas também não mencionou o grupo terrorista.

Daniel Zonshine diz que a postagem de Lula é significante, mais ainda ele ter usado a palavra terrorismo. Mas observa que o gesto não supera um posicionamento formal do País, principalmente porque agora o Brasil preside o Conselho de Segurança da ONU. “Então é mais necessário, ainda, o governo repudiar de maneira veemente”.

Deu no Portal da 98

Deixe um comentário