Pesquisa potiguar explora potencial de cacto para tratamento contra o diabetes mellitus

 

Um grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP) explorou o potencial de uma espécie de cacto para tratamento contra o diabetes mellitus.

A iniciativa resultou em uma publicação na Peer Review, uma das revistas mais renomadas em estudos científicos, com a mais alta classificação (Qualis A3) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Coordenado pela professora doutora Heryka Ramalho, envolvendo alunos de iniciação científica, uma egressa do mestrado e dois alunos de doutorado, o estudo objetivou a realização da prospecção tecnológica do Opuntia fícus-indica, cactáceo presente na Caatinga do Rio Grande do Norte, tendo em vista o poder farmacológico desse vegetal.

A docente reforça que tem incentivado os seus orientandos a realizarem investigação das prospecções tecnológicas de espécies vegetais no respectivo bioma, como forma de incentivá-los a pensarem no desenvolvimento tecnológico para o território potiguar e outros lugares do Brasil.

“Esse despertar pode estimular os mais diversos setores e às regiões do país à pesquisa e a produção patentária, ato que pode levar a redução por consequência de pobrezas e desigualdades, melhorar a qualidade de vida e gerir impactos ambientais, além de permitir a progressão científica e tecnológica das nossas pesquisas e, consequentemente, dos nossos estudantes”, explica a Heryka Ramalho.

O artigo ‘Prospecção tecnológica de Opuntia ficus-indica: um estudo relacionado ao tratamento de diabetes mellitus’ pode ser acesso on-line, através do link: https://peerw.org/index.php/journals/article/view/584/404.

Deixe um comentário