Alimentos básicos sobem acima da inflação

FAO Alimentos

 

Alguns alimentos básicos para a mesa dos brasileiros fecharam o mês de março com aumento de preços acima da inflação. Na lista, estão itens como os ovos de galinhas, o leite longa vida, o pão de forma e, até mesmo, o arroz e o feijão.

Em média, os preços em março estavam 4,65% mais caros que 12 meses antes, de acordo com Índice de Preços ao Consumidor Amplo, mensurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o mesmo intervalo, o valor do feijão carioca subiu 22,65% e o arroz, 12,28%.

O ovo de galinha, outro dos alimentos básicos na mesa dos brasileiros, ficaram 19,98% mais caros – ou seja: quatro vezes mais que a média da inflação para o período. O valor do leite longa vida, por sua vez, aumentou 18,78%.

Os dados do IBGE mostram que cerca de 110 itens, entre comida e bebida, estão mais caros, em comparação ao mesmo mês em 2022. A extensa listagem vai de itens fundamentais como, a manteiga (17,35%), o queijo (15,4%) e a mandioca (5,88%) até menos essenciais, como a cerveja (6,7%), o vinho (5,66%) e os refrigerantes e águas minerais (7,8%).

Deu na Oeste

Deixe um comentário