Funasa do RN é líder em programa nacional de construção de poços; Veja o vídeo

Funasa do RN é líder nacional em programa de construção de poços

 

Possibilitar o acesso a água de qualidade e ampliar a oferta nas regiões que mais sofrem com a seca. Essa é uma das prioridades da Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte (Suest/RN), preocupada em garantir à população mais dignidade e qualidade de vida.

Nesse sentido, desde o início de 2022, a Funasa/RN empreende o Programa federal A Força-Tarefa das Águas, que de forma complementar à transposição do Rio São Francisco pretende levar água a pequenas comunidades rurais sem abastecimento.

Em 2022, já foram construídos 1.651 poços em apenas 11 meses, beneficiando 57.231 famílias (cerca de 9% da população potiguar) espalhadas em 70% dos municípios norte-rio-grandenses (117).

A título de comparação, a Funasa/RN construiu mais poços do que a soma de todas as demais superintendências da Funasa no resto do Brasil, e mais do que a soma de todos os poços construídos pela DNOCS em todo o Nordeste durante o ano de 2022.

Já foram investidos mais de 102 milhões de reais, a maior parte bancados por emendas dos deputados federais potiguares. Em 2023, já estão garantidos 45 milhões de uma emenda da Bancada Federal para a continuidade das obras.

 

Realização do programa A Força-Tarefa das Águas

Projetado para reduzir a dependência da Operação Carro Pipa – mais custosa, paliativa e intermitente – o Programa Força-Tarefa das Águas no RN se tornou um case de sucesso no Brasil, tamanha a sua efetividade: em apenas 11 meses, a Operação Carro Pipa caiu pela metade no RN.

De 136.613 potiguares atendidos pela OCP em janeiro, hoje, apenas 61.080 continuam dependentes. Segundo Pablo Tatim, superintendente da Funasa/RN, a meta é erradicar a Operação em solo potiguar no ano de 2023.

Isso tudo fez a Funasa/RN ser considerada a melhor Superintendência da Fundação em todo o Brasil e um dos paradigmas de boa gestão pública no Executivo Federal, visto que o Programa é acompanhado de perto pela Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.

Veja um pouco do trabalho realizado pela Suest/RN no vídeo a seguir:

 

Deixe um comentário