Republicanos se aproximam de conquistar maioria na Câmara dos EUA

Congresso dos Estados Unidos. 
| Foto: Reprodução/Pixabay

 

Os republicanos chegaram mais perto nesta quinta-feira, 10, de garantir a maioria na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, conforme a apuração avança. As eleições para renovar as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e um terço das 100 vagas no Senado foram realizadas na terça-feira 8. Ainda não há uma previsão de data para encerrar a apuração.

Os republicanos, que têm entre seus principais expoentes o ex-presidente Donald Trump, conquistaram pelo menos 210 cadeiras na Câmara, de acordo com projeção da empresa de pesquisas Edison Research. Para ter maioria, são necessários 218 deputados.

Embora os republicanos continuem em vantagem, ainda há 33 disputas na Câmara a serem decididas — incluindo 21 das 53 corridas mais competitivas, de acordo com análise da agência Reuters feita a partir de analistas políticos.

Desde que Joe Biden assumiu o governo dos EUA, há dois anos, o Partido Democrata tem uma maioria estreita na Câmara de Representantes e apenas um voto de vantagem no Senado, o da vice-presidente, Kamala Harris.

No Senado, as projeções ainda são incertas e, portanto, qualquer um dos partidos pode assumir o controle vencendo disputas muito apertadas em Nevada e Arizona, onde milhares de cédulas ainda não foram contadas.

Historicamente, o partido no poder sofre pesadas baixas na primeira eleição de meio de mandato. Biden está com baixa popularidade e a inflação mais alta em 40 anos também não ajuda muito.

Deu na Oeste

Deixe um comentário