RN tem 2º menor número de casos de violência política no Nordeste

 

O Rio Grande do Norte está entre os estados do Nordeste que registrou o segundo menor número de casos de violência política no Nordeste no período de julho a setembro deste ano, perdendo apenas para Sergipe (SE). Ao todo, foram quatro casos, sendo um ligado  a ameaça, dois de atentado e um de homicídio. Junto ao estado potiguar, Ceará e Pernambuco apresentam o mesmo número total de casos da violência. Na sequência, aparecem  Maranhão (5),  Piauí (6), Bahia (9) e Alagoas (11) e Paraíba (12).

Os dados são do 11º boletim trimestral do  “Observatório da Violência Política do Brasil” e correspondem ao número de violência política  registrados de julho a setembro de 2022. Dos 26 estados do país, segundo a pesquisa,  25 apresentaram algum caso do gênero nesse período.  Os casos são agrupados em cinco tipos diferentes: agressão/agressão familiar/; ameaça/ameaça familiar; atentado/atentado familiar; homicídio/homicídio familiar e sequestro/sequestro familiar.

Desse grupo, o Rio Grande do Norte não registrou casos de agressão e nem de sequestro. Considerando todos os estados contemplados,  São Paulo permanece na liderança com o maior número: 30 (14,2%). Em seguida, surgem o Rio de Janeiro, com 24 (11,3%), Minas Gerais com 22 (10,4%) e Paraíba com 12 (5,7). Não foram identificados casos de violência política no Acre e no Amapá.

Deixe um comentário