O Fascismo ou a Democracia ?

Por Renato Cunha Lima

O termo fascismo é derivado da palavra em latim “fasces”, que designava um feixe de varas amarradas em volta de um machado, e que foi um símbolo do poder conferido aos magistrados na República Romana de flagelar e decapitar cidadãos desobedientes. Alguma semelhança com os dias de hoje?

O gesto explicito de degola feito pelo ministro Alexandre de Moraes, passando a mão no pescoço, no julgamento que acabou impedindo o presidente da república de realizar transmissões de internet, as conhecidas “lives”, no palácio onde reside, me fez relembrar a origem do termo “FASCISMO”.

Surreal o que estamos vivendo, empresários, jornalistas e ativistas conservadores censurados e perseguidos, enquanto a imprensa brasileira aplaude calada, enquanto no exterior, o maior jornal do mundo, o The New York Times, critica e denuncia o que vem ocorrendo no Brasil.

Estamos as vésperas da eleição mais importante desde a proclamação da República. Não há dúvida disso e vamos para uma eleição extremamente polarizada, onde teremos um candidato com apoio da população, nas ruas e nas redes sociais e do outro lado, um candidato resgatado da cadeia com apoio das principais corporações do país.

Sempre disse que Bolsonaro era o primeiro líder de uma nação na história na condição de oposição, sim, na prática ele nunca foi situação, as corporações nunca engoliram sua eleição e sempre resistiram ao seu poder.

Bolsonaro governa graças a população na rua lhe apoiando contra o sistema, contra à imprensa, contra o judiciário e durante um bom tempo, contra o parlamento.

Agora novamente esses dois mundos se colidem nas urnas. O fascismo brasileiro deseja voltar ao poder, as oligarquias desejam Lula, os artistas, o judiciário, os velhos caciques da política, os banqueiros, a toda poderosa rede Globo e a a mídia em geral.

Outro dia, Lula reuniu numa fotografia diversos ex-candidatos à presidência da República em seu apoio, um retrato do teatro das tesouras que vivemos desde a Constituição de 1988, com os mesmos se revezando no poder, fingindo-se adversários e inimigos.

A eleição de Bolsonaro em 2018 revelou o Brasil real para os brasileiros que se dispuseram a enxergar e ouvir a verdade. Sempre nos roubaram e nos subjugaram de joelhos num país sem liberdades e sem justiça em favor dos mesmos.

No próximo domingo vamos às urnas para escolher entre o Fascismo de Lula e de Alexandre de Moraes e a única chance do país ser realmente democrático nas mãos do nosso tosco e sincero Jair Messias Bolsonaro. Vamos votar!


Renato Cunha Lima 
é administrador de empresas, empresário e escritor

One thought to “O Fascismo ou a Democracia ?”

Deixe um comentário