MEDO?: STF e TSE terão esquema de segurança reforçado no dia da Eleição

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) será protegido por grades e terá reforço de segurança da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) neste domingo (2/10), dia de eleição. O mesmo esquema será adotado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Congresso Nacional, Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Ministério das Relações Exteriores.

A segurança no STF terá reforço similar ao do dia 7 de Setembro. Toda a inteligência, organização, vigilância serão mantidos. A Corte contará ainda com o apoio dos policiais judiciários. No TSE, a segurança terá o apoio da Polícia Militar do DF, dos policiais da própria Corte, além do pedido de reforço de outros tribunais.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) concluiu, na terça-feira (27/9), o planejamento para proteção de prédios e da população durante o pleito eleitoral, em conjunto com órgãos federais e distritais.

No dia da votação, haverá esquema especial de policiamento e proteção de locais de votação e apuração de votos. A SSP-DF vai reforçar as equipes de atendimentos de emergência em delegacias e batalhões. A Polícia Civil fará a escolta de promotores públicos e juízes eleitorais. As ruas serão monitoradas para garantir a segurança.

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, disse que o plano de atuação foi elaborado com base na “avaliação de cenários e experiência em pleitos anteriores”. Júlio Danilo informou que a SSP, o alto comando das forças de segurança e de setores estratégicos do governo local e federal vão integrar o gabinete de gestão, por onde acompanharão, em tempo real, imagens das ruas de Brasília.

A atuação conjunta, segundo o secretário, permite a tomada de decisões “mais ágeis e efetivas, com possibilidade de ajustes no planejamento prévio, quando necessário.”

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário