Debate entre candidatos ao governo é marcado por críticas a Fátima Bezerra. que não participou

 

Quatro candidatos ao governo do Estado se encontraram ontem (5) no debate promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação. Na ocasião, responderam questionamentos entre si, feitos por jornalistas e por entidades empresariais sobre temas variados, com destaque para o desenvolvimento econômico do Estado. A ausência da governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, fez os candidatos Clorisa Linhares (PM), Daniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (SD) e Styvenson Valentim (Podemos), enfatizarem as críticas à sua gestão.

Os candidatos defenderam concessões públicas e parcerias público-privadas (PPA), porém, na visão do candidato Daniel Morais é preciso garantir a contrapartida dessas concessões. “O governo do estado  abre as portas pra alguns e algumas que oferecem muito pouco em troca do que recebem. Então o que nós defendemos é que todas essas concessões, todas essas relações de parcerias públicos-privadas precisam ter regras muito claras”, disse ele.

“Concessões público-privada não é crime, pelo contrário, fomentar não só o turismo mas a construção civil, com tantos ativos ociosos que esse estado tem, valiosíssimos no mercado imobiliário. Não é apenas dar o patrimônio público pra essa concessão, é cobrar da iniciativa privada, é uma devolução pra que eles possam reinvestir”, sugeriu Styvenson Valentim.

O candidato Fábio Dantas voltou a propor uma lei pela liberdade econômica. “Um dos itens são as concessões de serviços públicos sejam elas na agricultura, para beneficiarmos e criarmos corredores para os perímetros irrigados, seja para concessões de todos os bens públicos que não devem ser constituídos da administração do poder público especialmente áreas como o centro de convenções, Forte do Reis Magos, o Cajueiro de de Pirangi”, disse.

Em vários momentos os participantes fizeram referência à ausência da governadora criticando a sua gestão. “Hoje estamos com 1.343 dias de governo Fátima, faltam 117 dias para a gente se vê livre dessa cidadã como governadora do estado. Quem governa não pode dizer o que vai fazer, mas apresentar o que fez, mas nem isso a governadora faz”, disse Fábio Dantas, que mencionou, ao questionar Clorisa Linhares, o relatório da CPI da Covid, da Assembleia Legislativa do Estado, que pediu o indiciamento de Fátima Bezerra, secretários e auxiliares, por má gestão em contratos da pandemia da covid-19.

Clorisa Linhares aproveitou, sem citar diretamente o nome da governadora Fátima Bezerra, que o governo “não criou nenhuma política pública de amparo, nesse período em que ela falou, incansavelmente, que as pessoas deveriam ficar em casa”, criticando a forma da governadora de lidar com a crise sanitária.

A assessoria da governadora informou em nota que a governadora está em agenda na região Oeste do Estado até a próxima quarta-feira, priorizando o contato direto da candidata com a população, já que o tempo de campanha é curto.

Deixe um comentário