Fábio Faria diz que debate entre Lula e Bolsonaro deve ocorrer apenas no 2º turno

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP), afirmou nesta sexta-feira em São Paulo que um debate com a participação do presidente Jair Bolsonaro provavelmente só deverá ocorrer em um eventual segundo turno.

– Acredito que os dois (Bolsonaro e Lula) querem debater um com o outro. Não sei como isso vai se resolver, mas acho que nem o ex-presidente Lula deve ir num debate com os outros nem o presidente vai com os outros (…). Um debate no segundo turno, com certeza. No primeiro turno eu não sei como vai fazer (…). É mais provável que tenhamos um debate entre Bolsonaro e Lula só no segundo turno – afirmou a jornalistas.

Faria participou de um evento organizado pelo grupo Esfera Brasil com a participação do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A jornalistas, Faria disse ainda que o governo Bolsonaro quer “tirar da frente” o debate sobre a segurança das urnas eletrônicas, levantado por ataques, sem provas, do presidente da República.

— Esse é um assunto que atrapalha o presidente, ele sabe disso. Temos um governo que tem muitas entregas importantes e enquanto esse debate (sobre urnas) estiver em alta, fica na frente das entregas do governo, na frente do que a gente tem feito, e acaba tomando conta de toda a discussão. A partir do momento que esse tema sair da frente, a gente vai comparar o que foi feito no governo Bolsonaro com o governo do PT, é uma corrida que a gente quer vencer — disse Faria.

Para o ministro, o presidente Bolsonaro “demonstrou que quer tirar esse assunto da frente” ao ir à posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE. — O presidente Alexandre (de Moraes), por ter ido também, pessoalmente, conversaram por uma hora com o presidente, demonstrou também um interesse em nome de uma paz nacional, resolver esse assunto — disse.

No mesmo evento, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comemorou o resultado de pesquisas recentes que mostram a candidatura de Bolsonaro com crescimento, ainda que lento.

— Todas as pesquisas que saíram na última semana, até o Datafolha, que só costuma acertar no dia da eleção, mostram o crescimento do presidente. Nas pesquisas internas, já superamos no Sudeste o candidato Lula, hoje exite um crescimento fortíssimo no Nordeste, e não tenho dúvidas de que, quando se iniciar o debate eleitoral, os debates, as pessoas vão comparar o que foi feito no atual governo, comparar a questão ética, muita gente não viveu os governos do PT do passado, mas isso (os casos de corrupção) vai vir à tona — disse Nogueira.

O ministro também disse que a realização de eventuais debates “vai depender muito da presença dos dois candidatos principais”. – Não vejo como o presidente possa ir num debate sem o Lula ir. Acho que não teria sentido. Mas vai ter o segundo turno aí, o Lula não vai poder fugir do debate – afirmou.

Deixe um comentário