Macron vence Le Pen e garante novo mandato na França

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito neste domingo (24) para um novo mandato. Ele derrotou a candidata da direita Marine Le Pen.

A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília). Com 100% das urnas apuradas, Macron obteve 58,55% dos votos, tornando-se o primeiro líder francês a ser reeleito em 20 anos. Ele e Le Pen avançaram para o segundo turno depois de terminarem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, entre 12 candidatos que concorreram no primeiro turno em 10 de abril.

Após a divulgação da projeção que mostrou a vitória de Macron, o presidente foi recebido por milhares de apoiadores que estavam reunidos nas proximidades da Torre Eiffel, em Paris. Ao discursar, ele reconheceu que os próximos cinco anos não serão fáceis e que será presidente de uma França dividida. “Já não sou o candidato de alguns, mas o presidente de todos”, afirmou Macron, que também venceu a mesma Le Pen na eleição anterior, em 2017.

Ele também se dirigiu diretamente àqueles que apoiaram Le Pen, dizendo que ele, como presidente, deve encontrar uma resposta para “o descontentamento e as divergências” que os levaram a votar na candidata. “Será minha responsabilidade e de quem me cerca”, disse Macron.

Menos de 15 minutos depois da divulgação das projeções, a candidata Le Pen se pronunciou. Ela admitiu a derrota e afirmou que o resultado ainda é uma vitória para o seu movimento político. A candidata ainda disse que a vontade de defender o que é francês foi reforçada, e que seus partidários já foram declarados mortos milhares de vezes pela oposição, mas sempre de maneira equivocada, e que o cenário político francês está se recompondo.

Deixe um comentário