Exército pede ao Facebook dados de militares envolvidos em fake news

Após o Facebook excluir contas e perfis por causa de disseminação de fake news no Brasil, incluindo páginas de duas pessoas que atuam no Exército Brasileiro, a força afirmou que não fomenta a desinformação por meio das mídias sociais e informou ter solicitado à Meta – holding que administra o Facebook, o Instagram e o WhatsApp – o acesso aos dados relacionados à atuação dos militares.

Segundo o relatório, a empresa acredita que os dois militares envolvidos na disseminação de notícias falsas exercem funções na cavalaria. “O Exército Brasileiro não fomenta a desinformação por meio das mídias sociais. A instituição possui contas oficiais nessas mídias e obedece às políticas de uso das empresas responsáveis por essas plataformas”, afirma o Exército.

A instituição informou que já entrou em contato com a Meta para “viabilizar, dentro dos parâmetros legais vigentes, acesso aos dados que fundamentaram o relatório, no que diz respeito à suposta participação de militares nas atividades descritas”.

Segundo a nota, o Exército exige de seus profissionais o cumprimento de deveres militares, “como culto à verdade, à probidade e à honestidade”.

O Facebook informou, nesta quinta-feira (7), que removeu uma série de contas que violam a política da empresa, incluindo perfis no Facebook e no Instagram de duas pessoas que atuam no Exército brasileiro.

R7

One thought to “Exército pede ao Facebook dados de militares envolvidos em fake news”

  1. Da forma como está relatado aqui e também por causa do título, que nada deixa claro, o leitor desatento fica com a impressão de que o EB está ao lado do Foicebook, sendo que NÃO.
    O EB quer saber QUAIS “notícias”advindas dos militares, que o foice tomou como falsas, a ponto de excluir a conta deles.
    Sabemos que o FOICE considerou até o Trump um disseminador de notícias falsas.
    Lembremo-nos que enquanto o mundo inteiro nos amordaça e desencaminha nosssas crianças, no Brasil temos APENAS O EB NA DEFESA DOS NOSSOS FILHOS.

Deixe um comentário