DNIT afirma que conclusão da Ponte de Igapó só deve ocorrer no início de 2025

 

Interditada parcialmente desde o dia 12 de setembro de 2023 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), a Ponte de Igapó passa por obras de recuperação da estrutura. Segundo o órgão, a conclusão das obras na ponte está prevista para ocorrer no início de 2025 e o andamento das obras na ponte segue conforme o cronograma de execução aprovado pelo próprio órgão e deve obedecer o prazo estabelecido.

A Jatobeton Engenharia Ltda., com sede em Recife (PE), foi escolhida para conduzir a restauração completa da ponte, estimado em R$ 20,8 milhões. A empreitada, licitada sob o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC-I), confere à empresa vencedora a responsabilidade tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pela execução da obra.

Os trabalhos planejados para a ponte englobam intervenções abrangentes, incluindo a restauração e fortalecimento das estacas, blocos e pilares. Outras ações previstas abrangem a substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, além da recuperação das barreiras, refúgios da ponte ferroviária, passeios de pedestres e guarda-corpos. O projeto também contempla a substituição do revestimento asfáltico.

Ainda em setembro de 2023, o superintendente do DNIT no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, disse que há pelo menos dois anos o órgão vinha avaliando a necessidade de uma ampla intervenção na Ponte de Igapó.

A ponte estava na classificação de risco 2 – em uma escala de 4 a 1, na qual quanto menor o número, maior o grau de comprometimento da estrutura. De acordo com o superintendente, se chegasse no grau 1, eles abririam uma emergencial para a estrutura.

A ponte está interditada no sentido da Zona Norte para o Centro, para a primeira etapa das obras. Desde então, o sentido oposto está funcionando como mão dupla.

Fonte: Agora RN

Deixe um comentário