Secretária de Álvaro registra BO e entra com ação na Justiça contra PSOL e jornalista por fake news

Secretária de Igualdade Racial, Yara Costa, ao lado do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) - Foto: Reprodução

 

A esquerda está dando choque de cabeças em Natal. A secretária de Igualdade Racial e Direitos Humanos da Prefeitura, Yara Costa, entrou com uma ação na Justiça contra o PSOL do Rio Grande do Norte e o jornalista Rafael Duarte, editor do portal de notícias Saiba Mais, por ter ter sido vítima da disseminação de fake news (notícia falsa).

A ação foi protocolada no 7º Juizado Especial Cível da Comarca de Natal. Na última sexta-feira (17), a juíza Hadja Rayanne Holanda de Alencar deu 15 dias para que as duas partes (o partido e o jornalista) se pronunciem sobre o pedido da secretária para que publicações nas redes sociais sejam excluídas.

Além da ação na Justiça, Yara Costa informou pelas redes sociais que registrou também boletim de ocorrência (BO) na Polícia Civil.

Oriunda de movimentos sociais, a secretária diz que foi vítima de fake news porque publicações do PSOL e do Saiba Mais teriam desinformado leitores ao afirmarem que ela teria participado da reunião do Conselho Municipal de Transporte e votado a favor do reajuste da tarifa de ônibus em Natal de R$ 3,90 para R$ 4,50.

Apenas a publicação do Saiba Mais foi localizada. Uma reportagem publicada pelo portal divulgou os votos dos integrantes do conselho e atribui à secretária um dos votos favoráveis ao reajuste. Já no caso do PSOL, nenhuma postagem sobre o tema foi encontrada.

Yara Costa afirma que, apesar de ser membro titular do Conselho Municipal de Transporte, não participou da reunião que discutiu o reajuste e foi substituída por uma suplente. A suplente, segundo ela, é que votou a favor do reajuste da tarifa de ônibus.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) não forneceu a ata da reunião, apenas o placar final: 25 a 5.

Em publicação no Instagram nesta quarta-feira (22), a secretária de Igualdade Racial disse estar sendo alvo de mensagens de agressão desde que a informação alegadamente falsa foi divulgada.

Deu no Portal da 98

Deixe um comentário