UFRN conquista sete medalhas na 70ª edição dos Jubs

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou sete medalhas na 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição aconteceu, entre os dias 8 e 22 de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Um total de 320 instituições de ensino superior de todas as 27 federações do país estiveram nesta edição dos jogos, contabilizando mais de 5 mil atletas competindo em 21 modalidades diferentes. A UFRN foi representada por 98 participantes, entre alunos e comissão técnica.

Das sete medalhas que a UFRN ganhou, três foram de bronze, duas de prata e duas de ouro. As conquistas vieram do voleibol feminino, que ficou com o 3° lugar; do karatê kumite e do wrestling estilo livre, que também ficaram com o bronze. A Universidade ficou com a medalha de prata no xadrez feminino por equipes e no wrestling estilo greco-romano. Já o lugar mais alto do pódio foi conquistado nas modalidades do breaking e do xadrez masculino por equipes.

Natural do município de Montanhas, Jean Firmino é estudante do mestrado em Artes Cênicas na UFRN, tendo se graduado em Dança pela mesma instituição. Bi-campeão do breaking nos Jubs, ele conta que o estilo de dança entrou para os jogos apenas em 2022, colocando-o como o único campeão universitário do país nesta modalidade. “A experiência deste ano foi muito interessante. O breaking está crescendo cada vez mais, levando em conta que foi apenas o segundo ano de participação nos Jubs. O nível da competição estava mais alto, com mais competidores disputando as medalhas, aumentando o interesse pela dança”, comenta.

Atleta olímpico, Jean conta que a preparação para os jogos universitários não alterou sua rotina, tendo em vista que, neste ano, o estudante já havia participado dos jogos Pan-americanos, que foram disputados no Chile. Ele relata que participou, inclusive, de seletivas para o Red Bull BC One, maior campeonato de breaking a nível mundial, chegando às semifinais.

“Existe um calendário anual de todas as competições que acontecem, então a minha preparação é constante, estando sempre preparado para dar o meu melhor nos campeonatos. Nos Jubs, eu me esforcei, pois estava defendendo o título”, afirma Jean, relatando que a sensação de “missão cumprida” é gratificante. “É bom devolver para a UFRN todo o apoio que recebo por meio de bolsas e auxílios”, finaliza.

Outro medalhista de ouro nesta edição dos Jubs foi Igor Fernandes. Aluno de licenciatura em Educação Física, o enxadrista fala sobre a satisfação de conquistar um título em outro estado. Para ele, competir fora do Rio Grande do Norte e, ainda, tornar-se campeão é realmente uma experiência incrível, ainda mais por ser uma competição de nível nacional e ser sua primeira experiência. “Com certeza, essa vitória é um momento inesquecível e uma fonte de orgulho e inspiração para toda a comunidade acadêmica e futuros estudantes que venham a competir representando nossa UFRN”, relata Igor, também agradecendo a torcida que recebeu e o apoio vindo do técnico Márcio Jordão, bem como do companheiro de equipe Davi Nascimento.

O gestor desportivo da UFRN, Alexandre Bulhões, complementa a fala dos atletas e destaca o empenho desses alunos na dedicação aos estudos e aos treinamentos. “Os atletas das universidades públicas, em sua maioria, precisam se dedicar aos estudos, estágios, trabalhos e treinamentos esportivos e, mesmo assim, conseguem, por meio de sua dedicação, competir em nível semelhante ao de equipes formadas por atletas profissionais”, ressalta. Ele coloca, ainda, que os estudantes/competidores da UFRN demonstraram superação e conseguiram ótimos resultados nos Jubs Joinville 2023, mantendo a tradição de colocar a Instituição entre as melhores colocadas no ranking anual da CBDU.

Deixe um comentário