Brasil tem 65 mil pessoas na fila por transplante, sendo 386 de coração; cirurgia de Faustão pode demorar até 1 ano e meio

 

Mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O número é um dos maiores dos últimos 25 anos.

Destas, 386 estão atualmente à espera de um coração, de acordo com a última atualização no site do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) feita na quarta-feira (16).

E o apresentador Fausto Silva irá se juntar a eles. No fim de semana, após duas semanas de internação, o quadro de insuficiência cardíaca dele se agravou, e o hospital anunciou que ele vai precisar de um transplante de coração.

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que gerencia a fila, define as prioridades após analisar o tipo sanguíneo e a gravidade de cada caso.

A localização do paciente também é levada em consideração, visto que o coração tem um tempo máximo de armazenamento para ficar fora do corpo humano. Nessa situação, é preciso avaliar se um avião, por exemplo, será necessário para o transporte do órgão. As crianças têm prioridade nessa fila.

Apesar das informações preocupantes do último boletim médico de Faustão, o colunista Flávio Ricco afirmou que o apresentador está disposto e até mesmo assistiu à partida entre Santos e Grêmio pelo Brasileirão nesse domingo (20).

“A coluna conversou com o apresentador neste domingo e ele se mostrou bem-disposto. Faustão viu e comemorou a vitória do Santos contra o Grêmio pelo Brasileirão”, escreveu Flávio em sua coluna.

Deixe um comentário