Parlamentares pedem perícia em imagens entregues à CPMI do 8/1: ‘Só duas câmeras’

Brasília (DF), 21/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), no Palácio do Planalto.

 

Parlamentares que compõem a oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro querem realizar uma perícia nas imagens do Palácio da Justiça.

O material refere-se aos registros feitos no dia dos atos em Brasília, quando os prédios dos Três Poderes foram ocupados e depredados. Os registros foram entregues ao colegiado.

O objetivo, segundo os deputados e senadores, é verificar se houve algum tipo de alteração ou cortes no material. Opositores dizem que é preciso garantir se houve ou não algum tipo de omissão em impedir as invasões, seja por parte do ministro da Justiça, Flávio Dino, ou de sua equipe.

As filmagens foram entregues na quarta-feira (9) após liberação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o deputado André Fernandes (PL-CE) alega que a liberação ocorreu apenas em torno de duas câmeras.

A oposição já se articula para emparedar novamente o governo. Parlamentares acreditam que pode haver uma tentativa em esconder informações que poderiam comprometer a atual gestão. Fernandes, inclusive, diz que Moraes não delimitou o envio dos materiais.

Conforme apurou o Conexão Política, um novo pedido de informação deve ser apresentado à CPMI, com o objetivo de saber a quantidade exata de câmeras no Palácio da Justiça e onde elas estão posicionadas.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário