Implosão ou explosão? Entenda o que aconteceu com o submarino Titan

vídeo do submarino que deve ter implodido

 

O que aconteceu com o Titan, que realizava uma expedição aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico? Houve implosão ou explosão do submarino? Mas quais as diferenças entre um ou outro? Um especialista deu as respostas nesse sentido.

“Ele implode porque o casco está cheio de ar”, começou a explicar o diretor do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Sumida, em entrevista à emissora CNN Brasil. Ou seja, tecnicamente houve implosão do submarino — e não explosão.

Para diferenciar um do outro, o oceanógrafo explicou que a catástrofe deve ter ocorrido a partir de pressão sobre o casco do veículo subaquático. Dessa forma, houve falha interna (dentro da embarcação), em vez de algo externo.

“O ar é muito compressível, ao contrário da água, que é pouco”, afirmou o profissional da USP. “Toda a pressão da água envolta do casco — imagina uma coluna de água de 4 quilômetros sobre esse casco — exercendo pressão por todos os lados”, prosseguiu Sumida.

Ou seja, houve implosão do submarino Titan

Por fim, o especialista deu ainda mais explicações sobre a implosão do submarino Titan. Conforme a Guarda Costeira dos Estados Unidos, os cinco tripulantes do submersível não sobreviveram.

“As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços”

“Quando teve a falha, a tendência foi que pressionasse o ar”, disse Paulo Sumida. “Ele não poderia explodir, porque a pressão não deixaria. Então, ele implodiu. As paredes colapsaram e parte delas foram tiradas em três pedaços, o que mostra o grau de violência dessa pressão.”

Deu na Oeste

Deixe um comentário