G7 anuncia novas sanções contra ‘máquina de guerra’ russa e é surpreendido com presença de Zelensky

G7 o Japão

 

Os líderes do G7, que estão reunidos e Hiroshima, no Japão, para a cúpula anual, anunciaram nesta sexta-feira, 19, – primeiro dos três dias do encontro – novas sanções de Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia (UE) contra a “máquina de guerra” russa. A informação já era esperada, visto que os membros pretendem pressionar ainda mais Moscou, que ataca a Ucrânia desde fevereiro de 2022.

Todos os Estados que integram o G7 preparam novas medidas, e os Estados Unidos contribuem com um pacote de sanções que “tornarão ainda mais difícil para a Rússia alimentar sua máquina de guerra”, afirmou um alto funcionário da Casa Branca, que também informou que, concretamente, Washington vai proibir as exportações americanas para 70 entidades na Rússia e em outros países. Também vão aplicar 300 sanções contra diversos alvos, “indivíduos, organizações, embarcações e aeronaves”, na Europa, Ásia e no Oriente Médio.

O premiê britânico, Rishi Sunak, também informou que essas medidas vão afetar o setor de mineração russo, com proibições à importação de alumínio, diamantes, cobre e níquel. O comércio dessa pedra preciosa é avaliado entre US$ 4 e 5 bilhões anuais (entre R$ 20 e 25 bilhões) e é uma importante fonte de receitas para o Kremlin.

Os países ocidentais adotaram uma série de sanções sem precedentes contra a Rússia desde a invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, visando afetar economicamente aquele país, ao reduzir a receita gerada pelo petróleo e desorganizar sua indústria de defesa. Sua preocupação, agora, é impedir que a Rússia consiga driblar as sanções, e as medidas americanas mais recentes também pretendem diminuir as chances de que isto ocorra.

Os Estados Unidos buscam “pressionar o setor financeiro russo e a capacidade russa de produção de energia a médio e longo prazos”, ressaltou a fonte da Casa Branca. Trata-se, também, de “manter o congelamento dos ativos soberanos” russos.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário