Ibama nega que devolverá a capivara Filó a influenciador digital

capivara filó e o influenciador agenor

 

A capivara Filó, que tem provocado comoção nas redes sociais, não será devolvida ao influenciador digital Agenor Tupinambá. A informação foi confirmada neste fim de semana pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“É falsa a informação divulgada neste sábado (29/4) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá”, afirmou, por meio de nota oficial, o Ibama. De acordo com o instituto, o influencer “cometeu diversos crimes ambientais”.

Órgão mantido pelo governo federal, o Ibama é o responsável pelos cuidados do animal desde a última quinta-feira, 27, quando Agenor foi obrigado a entregar a capivara. O influenciador digital ainda recebeu multa de R$ 17 mil e teve de apagar as fotos e os vídeos em que Filó aparecia no Instagram e no TikTok.

No comunicado, o Ibama avisou que o animal será devolvido à natureza para, assim, garantir “o seu bem-estar e o cumprimento da lei”. Por ora, o órgão estatal não deu um prazo para essa ação.

A nota do Ibama foi divulgada depois de denúncia de que Filó estaria sendo maltratada desde que deixou de ser cuidada por Agenor. Em live, a deputada estadual do Amazonas Joana Darc (União Brasil) mostrou que a capivara estava enjaulada em uma sala suja no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus.

Deu na Oeste

Deixe um comentário