Governo Fátima já sabia que criminosos planejavam ataques, diz Secretário

Um carro foi incendiado na garagem da Secretaria de Obras de Parnamirim — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

 

As forças de segurança do Rio Grande do Norte já sabiam que criminosos estavam se articulando para realizar ataques em cidades do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação é retaliação de um grupo criminoso por apreensões de armas e drogas em operações recentes da polícia.

Os ataques começaram na madrugada desta terça-feira (14). Pelo menos cinco suspeitos foram presos e um morreu em confronto com a polícia. Galões de gasolina e coquetéis molotov também foram apreendidos, segundo o governo.

A polícia disse que aumentou o policiamento nas ruas.

“Não temos detalhes da motivação, mas nós acreditamos que com ações policiais anteriores, há 15 dias atrás, onde houve um enfrentamento da segurança pública em relação a infratores, onde foi apreendida grande quantidade de drogas e armas, isso inquietou a delinquência a enfrentar o sistema de segurança pública”, disse o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública do RN.

“Colocamos todo o sistema em atenção, com ações que começamos a empreender ontem à tarde para atenuar qualquer ação que tivesse. A motivação dos ataques que aconteceram, cabe à investigação, nós não vamos detalhar, cabe à investigação por parte da Polícia Civil e da Polícia Federal, através das duas Forças-Tarefas – a de Mossoró e a de Natal”, apontou.

Pelo menos 14 cidades do Rio Grande do Norte tiveram uma madrugada de ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos.

Além da capital, Natal, foram alvo de ataques as cidades de Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Parnamirim, Santo Antônio. Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Entre os alvos estão um fórum de Justiça, duas bases da PM e uma prefeitura e um banco. Também foram atingidos uma loja de motos e carros que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas.

“O crime será combatido com todo rigor pela segurança pública, não iremos tolerar e aceitar, vamos partir pra cima como se diz na linguagem policial”, disse Araújo.

A Secretaria de Segurança do RN ainda não informou um balanço do total de prédios e veículos atacados. A pasta informou que as investigações estão em andamento para identificação dos mandantes e criminosos envolvidos.

O governo ainda considerou que conseguiu evitar mais ataques, com prisão de suspeitos, na noite de segunda-feira (13).

“Prendemos pessoas suspeitas, identificamos locais onde estavam recipientes com gasolina. Em outros locais (os ataques) aconteceram porque é impossível estarmos em todos os lugares, mas chegamos quase no momento dos acontecimentos. Estamos garantindo ao cidadão a segurança. Qualquer situação de anormalidade, pedimos que a população acione o 190. Não vamos admitir que alguma organização criminosa venha colocar medo na sociedade”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo.

Com informações do g1

Deixe um comentário