Professores da rede municipal de Natal decidem sobre greve nesta segunda-feira (6)

 

Os educadores da rede municipal de Natal decidem hoje (6) se vão iniciar greve por tempo indeterminado. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) vai se reunir em assembleia deliberativa. Até lá, os professores tentam retomar canal de diálogo para renegociações com a Prefeitura. As informações são da Tribuna do Norte.

 

O Sinte reivindica melhores condições de trabalho, que viabilizem o retorno presencial de 100% das escolas, com infraestrutura adequada e medidas de biossegurança e merenda garantidas. A Prefeitura de Natal publicou um decreto no dia 18 de novembro deste ano liberando a volta integral às escolas de todos os alunos. No entanto, nem todas as unidades educacionais públicas voltaram, porque faltam alguns materiais.

 

Segundo o Sinte, há escolas que receberam máscaras inadequadas, escolas com obras inacabadas e que não têm continuidade há meses, além de escolas onde a merenda não vem em uma quantidade que supra todos os alunos, pelo fato de a Prefeitura não estar fazendo seu repasse.

 

A principal reivindicação dos professores diz respeito à atualização salarial referente ao ano de 2020. Segundo a lei municipal n° 6.425, de 2013, anualmente a remuneração dos educadores da rede municipal deve ser atualizada. O cálculo deve ser feito utilizando o mesmo percentual definido nacionalmente. Segundo Bruno Vital, coordenador-geral do Sinte, esse valor ficaria em 12,84%, mas a maior proposta feita pela Prefeitura, desde janeiro de 2020, ficou em 6,42%.

 

Antes da pandemia, segundo o educador, a proposta teria sido de 6,22% de aumento, valor equivalente a menos da metade do valor adequado, além de haver o retroativo apenas para os funcionários ativos da rede de ensino, sem contemplar os aposentados. A categoria rejeitou, e 2020 passou sem nenhuma outra proposta ser apresentada.

 

Grande Ponto

Deixe um comentário