Defesa social aumenta para 8 o número de casas afetadas por desabamento em Natal

 

A Defesa Civil de Natal atualizou para oito o número de casas afetadas por desabamento no bairro de Neópolis, zona Sul da capital.
Esses imóveis foram interditados pelo órgão. Outras três residências foram vistoriadas preventivamente, onde os agentes não observaram risco imediato, mas orientaram os moradores para ficarem em estado de alerta em razão do episódio registrado na manhã desta segunda-feira (21).
As casas desabaram parcialmente por volta das 6h30, em uma área próxima à lagoa de captação Outro Preto, em Neópolis. Inicialmente, a Defesa Civil havia informado que seis imóveis foram afetados, mas depois atualizou esse número para oito. Apesar do perigo, não houve registro de feridos.
Ainda segundo a Defesa Civil, a área já era considerada como de risco para deslizamento. O desabamento parcial das casas ocorreu depois de um fim de semana com chuva na capital potiguar.
“A gente ainda não consegue dizer a causa específica de ter acontecido esse desabamento. O muro já tinha algumas fissuras, mas a gente sabe da sobrecarga que havia sobre o muro e que ele não foi feito para absorver essa sobrecarga dos imóveis, nem de vegetação de alto porte que tinha em cima dele. Todos esses fatores, como possíveis vazamentos e infiltração para dentro dele também causam essa fragilidade, que é de difícil percepção porque a gente não consegue avaliá-lo pelo outro lado, para ver como estava a situação interna”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Fernanda Jucá.
O secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, declarou que “muitas famílias usam uma parede de estabilização da lagoa como alicerce dessas casas” e que isso seria uma das causas do ocorrido.
Já o prefeito Álvaro Dias foi ao local do desabamento no fim da manhã. Em conversa com moradores das residências afetadas, Dias garantiu que as assistências necessárias serão dadas.
8 casas foram interditadas pela Defesa Civil por causa do desabamento. 

 

Deu na TN

Deixe um comentário