Codern planeja dragagem do Rio Potengi para facilitar acesso ao Porto de Natal

 

Nesta segunda-feira, 17 de julho, o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, anunciou que o órgão está prestes a realizar um estudo de dragagem no Rio Potengi, visando aumentar a profundidade do canal e facilitar a entrada de embarcações no Porto de Natal.

Ubarana explicou que a última dragagem do Rio Potengi foi realizada em 2012 e, devido ao longo intervalo desde então, o rio vem sofrendo assoreamento, resultando em alguns pontos com dificuldade de navegação.

Para resolver essa questão, a Codern planeja realizar o estudo hidrográfico, conhecido como batimetria, com previsão de início até o final de julho. Uma vez concluído o estudo, o próximo passo será elaborar o projeto de dragagem, que objetiva remover os sedimentos acumulados no fundo do rio.

O diretor destacou, em entrevista à rádio 91 FM, que a Codern tem dois planos em vista. O primeiro é um projeto de pequena escala, focado em resolver os pontos mais críticos do canal, com um custo aproximado de R$ 12 milhões e execução em curto prazo. Já o segundo projeto é de longo prazo e exigirá apoio ministerial, devido ao orçamento estimado em até R$ 150 milhões.

A Codern atuará em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). O estudo que dá início ao projeto tem previsão de conclusão de 45 dias.

Reunião com DNIT

No dia 8 de julho, Nino Ubarana recebeu o Diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros, e o presidente do INPH, Domênico Accetta, para uma visita técnica ao Porto de Natal. Na ocasião, foram discutidos temas como a obra de dragagem no canal de acesso ao Porto de Natal e a instalação de defensas na Ponte Newton Navarro.

Atualmente, a limitação ao Porto de Natal é causada pela falta de defensas na Ponte Newto Navarro. Fato que não permite que navios de médio e grande porte não possam passar sob a Ponte durante a noite. A Codern destaca a necessidade de aumentar a profundidade do Rio Potengi para 12 metros, o que possibilitaria novas operações portuárias e ampliaria a capacidade de movimentação no Porto de Natal.

Representantes da Codern, DNIT e INPH no Porto de Natal / Foto: reprodução

 

informações do Agora RN

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