Leitor do Semestre: alunos do Colégio Porto são premiados por consumo de livros em plataforma virtual

 

Incentivar a leitura entre os estudantes, promover uma competição saudável e ampliar o conhecimento de mundo. É com esses objetivos que o Colégio Porto, em Natal, promove o projeto “Leitor do Semestre”, que premia alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio que mais se destacaram no quesito leitura. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (14).

O projeto existe desde a fundação da escola e tem como critério o consumo dos estudantes na “Árvore de Livros”, uma plataforma virtual com mais de 6 mil títulos que é disponibilizada para os estudantes da escola. Os três alunos com maior consumo, por cada segmento de ensino, são premiados a cada fim de semestre.

Os ganhadores da primeira edição desse ano foram: Joana Martins (8ºA), Gabriel Limonta (6ºA) e Maria Clara de Melo (7ºA), no ensino fundamental II. No ensino médio, os ganhadores foram: Paulo Victor (3ªB), Ana Luísa Braga (3ªC) e Ana Clara Farache (3ªB). O primeiro lugar de cada nível ganhou um tablet. Os demais, foram premiados com um vale-presente da Livraria Leitura.

O Colégio Porto tem ainda outros projetos, como o Farol Literário, em que os alunos são convidados a participar de uma leitura com temas orientados pelos professores. A partir disso, são realizados encontros em que se fomenta o debate, a discussão e a reflexão acerca dos temas. Este ano, por exemplo, o projeto teve como temática a literatura antirracista. Na abertura da premiação do “Leitor do Semestre”, foram feitas leituras de poemas que envolveram a temática ligada ao futebol, um assunto extremamente atual após as ofensas sofridas pelo jogador brasileiro Vinicius Júnior na Europa.

“Incentivar a leitura para que os estudantes adquiram repertório e conhecimento de mundo está entre os pilares da metodologia de ensino do Colégio Porto, que incentiva o protagonismo dos estudantes e o pensamento crítico e reflexivo sobre temas sociais e da atualidade”, disse a orientadora pedagógica da escola, Kennia Ísis.

Deixe um comentário