Silvio Berlusconi, ‘imortal’ político italiano, morre aos 86 anos

Silvio Berlusconi

 

Morreu aos 86 anos, nesta segunda-feira, 12, Silvio Berlusconi. O ex-primeiro-ministro italiano vinha acumulando uma série de internações nos últimos anos por diversos problemas de saúde, indo desde sequelas deixadas pela Covid-19, doenças que ele contraiu em setembro de 2021, até problemas cardíacos. O senador e empresário havia sido internado na sexta-feira, 9, em um hospital de Milão.

Em abril de 2023, ele foi diagnosticado com leucemia mieloide crônica, uma forma de câncer do sangue que afeta com mais frequência pessoas com mais de 60 anos e, principalmente, homens. Na ocasião, os médicos destacaram que não é uma forma “aguda” da doença e que ele está sendo submetido a um “tratamento citorredutor especializado” contra a infecção pulmonar.

As hospitalizações de Berlusconi, conhecido como ‘imortal’ por sua longevidade política estava provocando preocupação por sua influência na política, economia e sociedade italiana. Desde 1994 na política, foi primeiro-ministro por nove anos – entre 1994 e 2011 – e, para milhões de italianos, o período de governo de Berlusconi representa uma idade de ouro da economia italiana.

Ele dominou a política de seu país durante duas décadas, e apesar dos escândalos sexuais, processos judiciais, declarações pró-Rússia e amizade com Vladimir Putin que mancharam sua imagem, ele permaneceu como uma figura central da política italiana, mesmo com partido que criou em 1993 – Força Itália – obtendo menos dos 10% das intenções de votos nas pesquisas.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário