Dispositivo que planta sementes promete ajudar em reflorestamento

Imagem de capa para Dispositivo que planta sementes promete ajudar em reflorestamento
O E-seed, dispositivo que abre túneis e espalha sementes na terra pode ajudar a reflorestar natureza destruída. Foto: Reprodução/Universidade Carnegie Mellon.

A agricultura agradece! Uma nova tecnologia criada por pesquisadores promete revolucionar o plantio de sementes e ajudar em reflorestamento. O E-seed, dispositivo biotransportador abre túneis na terra, levando as sementes a lugares de difícil acesso pelos meios atuais. A expectativa é que com esta tecnologia seja possível ampliar os processos de regeneração de florestas destruídas.

Eu nunca me canso de agradecer a ciência, e você? Desta vez foram pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Estados Unidos.

Coordenados pela professora e principal cientista do estudo, Lining Yao, os cientistas reproduziram, no semeador biodegradável, um processo semelhante à germinação de plantas Erodium.

Inspiração em planta

O dispositivo reproduz de maneira artificial, os processos de germinação do gênero de plantas Erodium.

As plantas do gênero Erodium tem sementes contidas em um caule fino com uma espécie de cauda bem enrolada no topo. Quando esse caule se desprende da planta principal e cai no chão, ele é umedecido pela chuva ou alta umidade. Ao ser atingido pela água, o cauda de desenrola e perfura a semente no solo.

A técnica, desenvolvida pelas plantas, ajuda a sobrevivência em climas áridos. O E-seed, nome dado ao dispositivo, tenta imitar essa técnica de uma forma sintética.

O dispositivo se desenrola e com a ponta do caule penetra na terra, perfurando para baixo e distribuindo as sementes. A tecnologia também consegue aplicar fertilizantes e pode instalar sensores para monitorar dados do solo.

Revolução 

A professora Lining afirmou que o dispositivo, em termos de engenharia, é algo novo e revolucionário.

“A pesquisa com carregadores de sementes tem sido particularmente recompensadora devido ao seu potencial impacto social. Ficamos entusiasmados com coisas que podem ter um efeito benéfico”, disse.

Larga escala

A produção do biotransportador de sementes desenvolvido pelos pesquisadores é um processo de 5 etapas. Os cientistas querem agora aprimorá-lo para adaptar o dispositivo em escala industrial.

Para os locais de difícil acesso, Lining já tem uma solução. A pesquisa pretende distribuir as sementes eletrônicas por drones aéreos.

O artigo com os resultados completos da pesquisa foi publicado na Revista científica Nature.

Em poucos dias o transportador artificial, que carregava sementes verdadeiras, começou a germinar após contato com água. Foto: Reprodução/Universidade de Carnegie Mellon.
Em poucos dias o transportador artificial, que carregava sementes verdadeiras, começou a germinar após contato com água. Foto: Reprodução/Universidade de Carnegie Mellon.

 

Informações da NewAtlas

 

 

 

 

 

Deixe um comentário