Abertura do Sisu aumenta procura por ensino superior privado no RN

 

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 foram iniciadas nesta quinta-feira (16) e seguem até o dia 24 deste mês. O início do processo para ingresso em instituições de ensino superior pública também promove um crescimento na procura por instituições privadas de ensino no Rio Grande do Norte.
O resultado obtido no processo ENEM proporciona aos alunos buscarem bolsas parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para obtenção de financiamento através do fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES). “O resultado final do Enem, somado a outros condicionantes, é utilizado para obtenção de descontos por meio de programas públicos. Além disso, oferecemos condições especiais de acordo com o desempenho obtido no processo para acesso as instituições privadas”, aponta Celly Frank, pró-reitor da Unifacex.
A expectativa é de que o crescimento das matrículas nas instituições particulares ultrapasse os 50% de novos alunos em relação ao ano de 2022. Enquanto o ano passado representou a retomada pós-pandemia, o ano de 2023 marca também o aumento no número de estudantes que escolhem o modelo presencial para estudar.
“A pandemia foi marcada, especialmente, pelo Ead (Educação a Distância) pelas aulas remotas e o desenvolvimento de metodologias e tecnologias que deram suporte a tal, mas desde o ano passado verificamos uma mudança de preferência com a retomada do modelo de ensino presencial, como também o misto, quando uma parte é on-line e outra presencial agora fortalecido com a expertise adquirida nas aulas remotas para enriquecer o modelo presencial”, explica o pró-reitor.
Privadas investem em estrutura
A rede privada segue apostando nos investimentos em estrutura e projetos facilitadores de ingresso no mercado de trabalho para atrair alunos que buscam um perfil avançado de ensino. “Esse vem sendo um fator decisivo para esse crescimento. A rede pública foi atingida com cortes orçamentários e teve que reduzir seus investimentos. Nem toda rede privada investiu. Os centros universitários que entenderam que o aluno hoje é mais exigente e quer um ensino de alta qualidade, acabaram fazendo importantes investimentos e estão colhendo os frutos do processo”, explica o pró-reitor da Unifacex.

Deixe um comentário