Igreja bizantina é descoberta perto de cidade bíblica

Igreja bizantina foi um dos maiores templos de sua época

 

Arqueólogos descobriram uma igreja bizantina nas proximidades de Jericó, na Cisjordânia, cidade bíblica relatada no Antigo Testamento, famosa pela história de quando Josué a conquistou com o povo israelita, depois da queda de suas “grandes muralhas”. A descoberta foi anunciada pela Unidade de Arqueologia da Administração Civil (COGAT, sigla em inglês) na última quinta-feira 11.

O monumento possui um piso mosaico característico da arquitetura do século VI, além de ter sido um dos maiores locais de culto da sua época, com 205 metros quadrados. A nave da igreja, central do templo onde os fiéis se reúnem, está praticamente conservada e é coberta por um mosaico representando tranças de videira e figuras de animais.

 

 

De acordo com a COGAT, o templo era utilizado no início do período muçulmano e os pisos ainda não apresentaram danos causados por iconoclastia destrutiva, movimento de contestação ao uso e veneração de imagens e ícones religiosos, que surgiram no começo do Cristianismo.

Sobre a igreja bizantina

Segundo avaliação da Administração Civil, a igreja foi construída com materiais provenientes de outras regiões por causa de suas peças diferentes às de costume na localidade, como o mármore e a pedra de betume preto, que teriam sido difíceis de transportar.

Especialistas da agência informaram que a região do monumento sofreu um terremoto, em 749 d.C., que também atingiu outras congregações na área, e poderia ser um possível motivo para o abando do local.

A COGAT informou ao jornal britânico The Times que “vê grande importância na descoberta de antiguidades e continuará seu trabalho arqueológico para a descoberta contínua do passado glorioso da área”.

Jericó é considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do Oriente Médio, visto sua importância religiosa aos cristãos, judeus e muçulmanos ao longo da história. O Museu do Bom Samaritano, perto de Ma’ale Adumim, na Cisjordânia, realizará uma exposição das ruínas e dos mosaicos da igreja.

Deu na Revista Oeste

Deixe um comentário