Membro da equipe de transição de Lula quer restringir mais a posse e o porte de armas legalizadas

Membro da transição quer combater a violência e o crime organizado controlando mais a posse e o porte de armas

 

O advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Bottini disse em entrevista à CNN neste domingo (20) que a equipe de transição do governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), trabalha para “controlar mais a posse e o porte de armas legais”.

“A questão do desarmamento é importante e foi apontada por Lula e Flávio Dino como uma das prioridades. A ideia é que a gente possa controlar mais tanto a posse quanto o porte de armas legais. A gente sabe que nos últimos tempos foi aumentada demais a possibilidade de ter armas legais”, disse.

Membro da transição para Justiça e Segurança, ele aponta que a equipe vem analisando decretos e portarias implementados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e que expandiram o acesso a armas. Segundo o advogado, limitar acesso legal às armas é uma medida de combate à violência e ao crime organizado.

O número de pessoas com registro de arma de fogo para atividades de caçador, atirador desportivo e colecionar (CAC) cresceu 474% durante a gestão atual. Os dados são do Anuário de Segurança Pública e consideram os certificados até 1º de julho de 2022.

Brasil tem menor taxa de homicídios em dez anos, diz anuário

O Brasil registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, o equivalente a 130 mortes por dia, segundo dados divulgados, nesta terça-feira (28), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número representa queda na comparação com 2020 e é o menor registrado desde 2011, quando se inicia a série histórica.

Informações da CNN.

Deixe um comentário