Mesmo com recomendações, 1º dia do Rock in Rio tem protestos contra o governo

 

A 9ª edição do Rock in Rio começou nesta sexta-feira, 02, na Cidade do Rock com o Dia do Metal. A primeira banda a se apresentar foi o Black Pantera, no Palco Sunset. O trio de mineiros fez um show forte com protestos antirracistas, antiLGBTfóbicos e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A banda tocou com o trio Devotos e fez uma homenagem à Elza Soares, falecida no início do ano.

Ainda no Sunset se apresentaram Metal Allegiance e Living Colour feat Steve Vai. Quem encerrou as apresentações no palco foi a banda Bullet For My Valentine com um grande público. No Palco Principal, o Sepultura se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira e agitou a plateia enquanto o sol caía. O Gojira tocou na sequência e fez um tributo aos indígenas no encerramento do show e a plateia entoou cantos contra o presidente.

O Iron Maiden, atração mais esperada do dia, fez um show com muitos cenários e enlouqueceu os fãs. Mesmo sendo os headliners, o Iron tocou antes do Dream Theater pela idade avançada dos membros, que pediram para trocar de horário para descansarem. Antes do início do festival, a organização publicou um comunicado sobre as manifestações políticas nos palcos determinando a proibição de candidatos às eleições participarem dos shows.

No entanto, todas as manifestações vieram da plateia. Pela primeira vez desde 1985, ano de sua primeira edição, o Rock in Rio acontece durante a corrida eleitoral e os organizadores pediram para que artistas “se atentassem às leis eleitorais”. No Lollapaloozadeste ano algumas ações foram movidas contra artistas que se posicionaram politicamente.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário