Sistema para medir pressão da rede de abastecimento de água em tempo real é testado em Natal

Um novo sistema de monitoramento de pressão da rede de distribuição de água, medido em tempo real, está em fase de testes em Natal, precisamente na Zona Sul, mas os planos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é de levar a ferramenta para outras regiões do Estado.
Atualmente, já existem mais de 200 pontos com medidores de pressão, enviando informações para a plataforma criada pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da companhia. Os dados são coletados pela empresa pernambucana Radionet, especializada em Internet das Coisas (IoT, em inglês), vencedora de licitação para atuar no sistema.
A meta da Companhia, segundo a note é chegar a 380 pontos, cobrindo tanto a Zona Sul quanto a Zona Norte de Natal, além de Macaíba e Parnamirim.
Segundo explica Felipe Ferreira de Oliveira, gerente de Perdas e Automação da Caern, a ferramenta vai permitir acompanhar de forma mais precisa os parâmetros do abastecimento de água. Vai ser possível identificar de imediato episódios de desabastecimento, o que pode embasar manobras para reforçar o fornecimento na região afetada, bem como definir e executar obras para corrigir a dinâmica da rede.
“O controle de pressão é um dos parâmetros mais importantes na gestão operacional de uma rede de distribuição de água”, diz Felipe, que complementou. “A instalação desses medidores também vai viabilizar o planejamento de obras de melhorias no abastecimento”.

Deixe um comentário