BID aponta que confiança pode ser elemento chave para o desenvolvimento socioeconômico

Costanera Center, o maior complexo financeiro de Santiago, CHile

 

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) publicou nesta quinta-feira (13), um estudo sobre a falta de confiança, de modo geral, na América Latina e Caribe, onde apenas um em cada dez cidadãos acredita que outras pessoas e instituições sejam confiáveis.

No relatório “Trust: The Key to Social Cohesion and Growth in Latin America and the Caribbean” (Confiança: a chave para coesão social e crescimento na América Latina e Caribe) foi observado que a confiança está relacionada a questões de desenvolvimento econômico, de política e de cidadania.

 

Confiança

O estudo publicado pelo BID trata a confiança como a crença de que outras pessoas ou instituições não agirão de modo oportunista. Outras definições para a confiança passam pela segurança que as pessoas têm naquelas com quem mantém relações pessoais ou de negócios e a crença de que algo vai funcionar conforme previsto.

A desconfiança pode impactar a capacidade de uma empresa ou governo de atrair investimentos ou arrecadar impostos. Além disso, pode estar associada a maior desperdício de recursos com burocracias ou conflitos. A falta de confiança também faz com que cidadãos sejam menos engajados politicamente e cobrem menos por serviços públicos de qualidade, assim como reduz as chances de denúncias ou combate à corrupção.

Deu na CNN

Deixe um comentário