Prefeitura anuncia queima de fogos para o Réveillon

 

Após consulta ao Comitê Científico Municipal, a Prefeitura de Natal decidiu realizar a tradicional queima de fogos no próximo Réveillon. Assim, ficam mantidos os shows pirotécnicos já programados para a ponte Newton Navarro e para a praia de Ponta Negra. Continuam cancelados, no entanto, os shows musicais que estavam previstos para a praia de Redinha e para o bairro dos Guarapes, por terem maior potencial de concentração de pessoas.

O comitê recomendou a manutenção do evento, tendo a vista a situação atual de controle da pandemia na cidade, associada à estratégia e aos bons resultados alcançados pela vacinação.

Além de não comprometer o quadro epidemiológico, a Prefeitura considerou o caráter econômico da medida. A queima de fogos contribui para a movimentação turística de Natal no fim do ano, estimulando por sua vez a geração de emprego e renda entre os natalenses. O mesmo acontece com a realização dos shows privados, também liberados, mediante a adoção das medidas de segurança sanitária.

No início de dezembro, a Prefeitura de Natal decidiu cancelar a programação do Réveillon. Agora, com a nova avaliação, a decisão é retomar a queima de fogos.

Decisão semelhante está sendo adotada em outras capitais. O prefeito da capital Eduardo Paes também já confirmou a queima de fogos do réveillon da cidade, no tradicional praia de Copacabana. Mais nove lugares da cidade também vão ter shows pirotécnicos.

Segundo Eduardo Paes, o objetivo é espalhar as festividades por todas as regiões da capital, a fim de evitar que a população se dirija, prioritariamente, para Copacabana, provocando aglomerações.

Serão 16 minutos de queima de fogos em Copacabana, 12 minutos no Flamengo, 10 minutos na Igreja da Penha, 8 minutos no Piscinão de Ramos, na Ilha do Governador, no Parque Madureira, em Bangu e na Praia de Sepetiba, 5 minutos no Recreio e na Barra da Tijuca.

Paes garantiu que a festa será segura, do ponto de vista sanitário, e lembrou que o Rio é uma das cidades com maior índice de vacinação contra a covid-19. O prefeito ressaltou que os turistas deverão vir vacinados, apresentando o passaporte de vacina para ingressar em determinados locais, como bares e hotéis, ou poderão se vacinar quando chegarem à cidade.

Segundo Eduardo Paes,haverá pontos de vacinação contra a covid-19 inclusive na orla de Copacabana. “Estamos buscando uma simplificação do réveillon, com fogos visíveis da maior parte da cidade, para que não haja concentração em Copacabana. Teremos réveillon em 10 pontos”, disse ele, em coletiva ontem (9). Para evitar grande fluxo de visitantes no dia 31, a entrada de ônibus fretados será proibida, com barreiras policiais nas estradas.

Na orla de Copacabana haverá 25 torres com caixas de som. Como forma de desestimular a vinda de pessoas à orla, não haverá reforço na frota de ônibus nem será estendido o horário do metrô. O trânsito das principais vias de Copacabana será bloqueado para não moradores a partir das 19h do dia 31 e as linhas de ônibus serão desviadas para os bairros de Botafogo e Lagoa.

Deixe um comentário