Policiais militares do RN farão uso de câmeras acopladas à farda; ‘bodycams’ serão utilizadas em teste

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) irá adquirir 15 câmeras corporais para o uso da atividade policial no Estado. O processo para a aquisição está em análise na Coordenadoria de Tecnologia (COTIC) da pasta. Após as avaliações, segundo informações da Sesed, o edital será pactuado para que seja dado início a licitação. Conforme a Secretaria, ainda não há data para a implementação do uso das câmeras.

As 15 câmeras serão utilizadas para teste. Após a aquisição, a Polícia Militar do Estado (PMRN) deverá destinar os equipamentos para a utilização de parte das equipes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). O projeto é viabilizado por meio de uma emenda parlamentar federal. A Sesed informou que mais de R$ 500 mil estão designados para a compra. Cada câmera custa em média – junto com os  softwares de gerenciamento – R$ 30 mil.

As chamadas ‘bodycams’, são equipamentos acoplados à farda do agente e podem fazer registros em áudio e vídeo. No Brasil, a iniciativa já é adotada pelos Estados de Santa Catarina, Rondônia e São Paulo. “O processo encontra-se na Coordenadoria de Tecnologia (COTIC) da pasta para as últimas análises antes da publicação do edital”, esclareceu a Secretaria.

O titular da Sesed, coronel Francisco Araújo, explicou que a adoção do uso dos equipamentos será testado junto à ROCAM em razão da exposição desses agentes.

“Por causa do patrulhamento nas ruas, esse policial está em contato direto com o cidadão, muito exposto. Também levamos em consideração o fato de que a ROCAM tem uma mobilidade maior. A adoção do uso desses equipamentos no RN se deve a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça aos Estados e também ao fato de que já existe adesão à utilização dessas câmeras no País”, afirmou o secretário.

A expectativa da Sesed é estender o uso dos equipamentos às viaturas policiais. “A demanda de câmeras como equipamento policial é nacional e já está sendo adotada em diversos estados do País. E a tendência é que, de fato, sejam incorporadas como instrumento de trabalho”.

Deixe um comentário