Descoberta: cientistas detectam galáxias mais distantes do Universo

Redes de gás e poeira da galáxia NGC 1433

Equipes de astrônomos detectaram quatro galáxias mais distantes do Universo já vistas. Elas foram identificadas pelo Telescópio Espacial James Webb. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy, nesta terça-feira 4.

De acordo com os pesquisadores, os sistemas estelares datam do período em que o Universo tinha apenas 2% de sua idade atual, que seria entre 300 milhões e 500 milhões de anos depois do Big Bang. As quatro galáxias pertencem à “época da reionização”, quando supostamente surgiram as primeiras estrelas depois do evento que originou o Universo.

Conforme informações da emissora NDTVA, a cientista Stephane Charlot, do Instituto de Astrofísica de Paris, afirmou que a galáxia JADES-GS-z13-0 é a mais distante da Terra já detectada, localizada a 33 bilhões de anos-luz.

Além de ser a mais distante, a JADES-GS-z13-0 é a mais antiga das quatro galáxias descobertas, visto que se formou 320 milhões de anos depois do Big Bang, enquanto a JADEZ-GS-z10-0, por exemplo, se formou 450 milhões de anos após a Grande Explosão.

Segundo Stephane, as galáxias recém-detectadas apresentam uma massa muito baixa, uma vez que seu peso é cerca de 100 milhões de massas solares, e eram consideravelm00ente ativas quanto à formação de estrelas na proporção relacionada à massa.

Deu na Oeste