Exército vai abrir 25.966 vagas para ingresso de modo direto sem precisar fazer concurso; confira os cargos

 

Este é o ano dos concursos públicos e da realização do sonho de ingressar na carreira militar. E uma notícia boa é que dá para entrar nas Forças Armadas de modo direto sem precisar fazer concurso público! Já pensou em ser um praça ou um oficial do Exército sem ter que passar anos se preparando?

Recentemente foi sancionada a Lei Orçamentária de 2024, que prevê 50.618 vagas em concursos. Desse total de vagas, 47.251 são para provimento (nomeação de aprovados) e 3.367 para criação de cargos. As vagas estão distribuídas em diferentes esferas, incluindo o Poder Executivo, que engloba as forças armadas.

No que diz respeito à carreira militar, vale lembrar do decreto recente do presidente que aumentou o número de oficiais e praças temporários no Exército Brasileiro no ano de 2024. Este aumento na quantidade de temporários representa uma mudança significativa na estrutura das forças armadas e pode ter implicações para aqueles que desejam seguir a carreira militar. Estão previstas 25.966 vagas para oficiais e praças temporários.

O que significa isso para os concurseiros?

A decisão do governo de garantir 50 mil vagas em concursos para 2024, aliada ao aumento no número de oficiais e praças temporários no Exército, indica que a tendência é que se abram mais vagas em processo seletivos sem concurso para quem quer seguir carreira militar, além dos concursos tradicionais que correm todos os anos.

Como isso funciona?

As forças militares brasileiras contam com dois tipos de militares: de carreira e temporários. Os militares de carreira são aqueles que ingressam na força por meio de concurso público e têm estabilidade no emprego. Os militares temporários, por sua vez, são contratados por prazo determinado, podendo a chegar no máximo 8 anos em contratos renováveis de 1 ano.

Os militares temporários têm as mesmas atribuições que os militares de carreira, mas não têm estabilidade nem aposentadoria. Por isso, são contratados por meio de processo seletivo simplificado, que não é um concurso público.

Oportunidades para ingresso sem concurso

Com o decreto publicado, as vagas de oficiais e praças temporários previstas para 2024 também aumentaram, com a adição do cargo de major entre os oficiais temporários. Isso significa que haverá mais vagas disponíveis em processos seletivos sem concurso para aqueles que desejam ingressar no Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica.

A inclusão do posto de major no rol de oficiais temporários abre novas oportunidades para profissionais de diversas áreas que tenham um currículo mais alto e também idade mais avançada.

Informações da Sociedade Militar

5 thoughts to “Exército vai abrir 25.966 vagas para ingresso de modo direto sem precisar fazer concurso; confira os cargos”

Deixe um comentário