Mudanças tornam acesso ao Aeroporto Aluízio Alves mais distante

 

Mudanças implantadas pelo DNIT no tráfego da BR-304 prejudicaram o acesso ao Aeroporto Aluízio Alves, afirmam associações e operadores do turismo. As mudanças adicionaram cerca de 8 quilômetros na distância entre Natal e o aeroporto, pelo acesso Sul, em Macaíba, o que encarece o translado e dificulta o tráfego de veículos.

A pista que dava acesso direto a Macaíba, para quem vem do Aeroporto na rodovia Humberto pessoa, foi fechada. Dessa forma, é preciso ir até o entroncamento que dá acesso à pista para Mossoró para fazer o retorno. Outros cruzamentos foram fechados, em trechos próximos, o que tem causado problemas no trânsito.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Sindetur-RN), Junior Câmara, avalia que a medida prejudica o turismo potiguar, dificultando o deslocamento de turistas para destinos como Natal e Pipa, por exemplo. “Vai prejudicar o turismo completamente. Além do custo, tem o aumento da viagem, já que Natal tem o aeroporto mais distante de todos os destinos do Nordeste, falta de iluminação e principalmente segurança, haja vista que o retorno proposto, liga nada a lugar nenhum”, criticou.

De acordo Câmara, a mudança vai representar um custo adicional de, pelo menos, R$ 20 para os veículos que fazem a rota para os principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte. Ele reclama ainda que os representantes das empresas de turismo não foram comunicados com antecedência. “Seria pretensão querer essa atenção do DNIT, que sempre direciona suas ações em sentido contrário. Fomos até recebidos, mas a resposta foi igual a papel de jogo do bicho, o que está feito não se muda e procurem resolver as dificuldades de vocês de outra forma”, disse.

Dono de uma empresa de transporte executivo na Grande Natal, Padilha, que faz transfer do aeroporto, alerta que motoristas que não conhecem a região podem acabar pegando caminhos alternativos, considerados perigosos. “O Waze [aplicativo de navegação por GPS] indica um caminho muito perigoso, onde sabidamente, é local onde existe domínio de facções criminosas, então para quem não conhece ou não está habituado pode ser um caminho muito perigoso. Para o turista que não conhece a região vai ser um arrodeio grande demais para chegar em Natal”, diz o trabalhador.

A mudança já tem provocado transtornos no tráfego. Em Macaíba, na altura do posto de combustíveis, que fica no cruzamento entre BR-304, RN-160 e avenida Jundiaí, o trânsito está confuso e perigoso, de acordo com os próprios motoristas ouvidos pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. O acesso direto à Jundiaí foi fechado com cones para quem vem de Natal na BR-304. Agora os motoristas precisam fazer o retorno mais à frente, próximo ao posto da PRF. No entanto, não é o que acontece, motoristas e motociclistas fazem o retorno por dentro dos cones e das barras de concreto para burlar a sinalização.

“Ficou muito ruim porque ninguém aqui respeita a sinalização e não tem fiscalização. Acho que o problema todo é essa questão do DNIT não avisar ninguém, não comunicar com clareza, fazer tudo assim de uma hora para a outra”, disse um motorista de lotação, que preferiu não se identificar. “Trabalho aqui há muito tempo e fizeram esse serviço de uma hora para a outra, não tem como dar certo não. Todo dia tem acidente aqui porque o pessoal não vai lá em cima fazer o retorno, faz aqui mesmo por dentro. A vida de quem precisa pegar a Jundiaí piorou demais”, acrescenta Roberto Pereira, comerciante que trabalha no cruzamento.

Macaíba
O prefeito de Macaíba, Emídio Jr, se reuniu com a equipe do DNIT, na tarde desta quinta-feira (28). O prefeito apresentou os problemas causados com o fechamento de acessos a algumas ruas e solicitou novos retornos após a retirada do sinal de trânsito no cruzamento com a Av. Jundiaí.

Entre as regiões afetadas, Emídio lembrou da dificuldade enfrentada por moradores de localidades como Campinas, Jundiaí e Recanto Verde para ter acesso ao centro da cidade. “Nós temos uma UPA que fica no caminho para Jundiaí. Nós temos várias comunidades do outro lado da BR, como o Loteamento Esperança, Campinas, Residencial Campinas, Araçá, Cana Brava, Traíras. Toda essa região ficou prejudicada”, comentou ele. Para tentar minimizar os transtornos, o prefeito solicitou a construção de novos retornos e a possibilidade de reabertura do acesso à Rua do Fórum.

De acordo com o chefe substituto do Setor de Operações do DNIT, Jonas Andrade, com o início da instalação de estacas para construção do viaduto no cruzamento da BR-304 com a Av. Mônica Dantas, em janeiro do próximo ano, o Departamento vai viabilizar a implantação de um novo retorno para os veículos que saem de pela Avenida Mônica Dantas (Pista Nova) com sentido a Natal, que vai atender também os moradores do Recanto Verde. “Para construir o retorno nós temos que ter espaço para o raio de giro e evitar conflitos de fluxo”, explicou ele.

Sobre o acesso a Rua do Fórum, Jonas afirmou que, diante de um grande número de acidentes, o DNIT atendeu uma solicitação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e fechou o cruzamento. “Infelizmente quando a gente fala de segurança e fluidez viária não dá para atender todo mundo”, disse ele.

Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário