ANS suspende temporariamente 38 planos de saúde

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente, a partir desta terça-feira (3), a venda de 38 planos de saúde de dez operadoras, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial, feitas no segundo trimestre de 2023.

A ANS adverte que os consumidores não devem contratar os planos de saúde desta lista.  Se receber oferta para adquirir um desses planos, o consumidor deve denunciar à agência.
De acordo com a ANS, a medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, Alexandre Fioranelli, dimensiona o impacto da suspensão temporária da comercialização. “Ao todo, 394.313 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, afirmou o diretor.
Liberação
A ANS também divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados, após as análises feitas no mesmo período, dentro do Monitoramento da Garantia de Atendimento.
A lista dos planos reativados pode ser consultada  abaixo:

Confira a lista dos planos com comercialização suspensa

A ANS recomenda que o consumidor não contrate os planos de saúde da lista abaixo. Se receber oferta para adquirir um desses planos, é preciso formalizar uma denúncia junto à agência.

Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima

  • 473379157 Novo Univida I – Apto
  • 473380151 Novo Univida I – Enferm
  • 473360156 Univida Coletivo – Por Adesão – Apto
  • 473361154 Univida Coletivo – Por Adesão – Enferm
  • 477454170 Univida Coletivo – Por Adesão IV – Apto
  • 473362152 Univida Empresarial III – Apto
  • 473363151 Univida Empresarial III – Enferm

Unimed Vertente do Caparaó – Cooperativa de Trabalho Médico Ltda

  • 485570201 Nacional Adesao Pós – Enf

Atívia Serviços de Saúde S/A

  • 473295152 Essencial Empresarial Enfermaria Coparticipativo

Alvorecer – Associação de Socorros Mútuos

  • 485855207 Blue Med – PME litoral (Enfermaria)
  • 479199171 Blue Med Santos Standard
  • 480213186 Global Standard
  • 479472179 PJ – Blue Med SP Standard
  • 465778111 Platinum Blue Standard
  • 465691111 Premium Plus Standard
  • 465690113 Premium Standard

Unimed Maranhão do Sul – Cooperativa de Trabalho Médico

  • 474301156 Unifacil Plus – Ades + Enf + Cp

Unihosp Saúde Ltda

  • 478739171 Executivo 100 Individual Familiar Enfermaria
  • 478740174 Executivo 300 Coletivo Empresarial Enfermaria

Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Medico do Rio de Janeiro

  • 401806981 Unimed Alfa
  • 467683121 Unimed Alfa 2
  • 467691122 Unimed Alfa 2
  • 487586209 Unimed Alfa 2 Ad
  • 467675121 Unimed Alfa 2 PPE
  • 467669126 Unimed Beta 2
  • 467685128 Unimed Beta 2
  • 467687124 Unimed Delta 2
  • 467679123 Unimed Delta 2 PPE
  • 467681125 Unimed Personal Quarto Coletivo 2
  • 467689121 Unimed Personal Quarto Coletivo 2
  • 487582206 Unimed Personal Quarto Coletivo 2 Ad
  • 483647192 Unimed Singular
  • 433457004 Unipart Alfa
  • 468250125 Unipart Personal Quarto Coletivo 2
  • 480415185 Unipart Singular Emp

Santo André Planos de Assistência Médica Ltda

  • 456407073 Rubi

Associação Assistencial de Saúde Suplementar Cruz Azul Saúde

  • 434094009 Rubi Individual/Familiar – Enfermaria com Obstetrícia

Santa Rita Sistema de Saúde Ltda

  • 435791014 Santaris
Reclamações
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde.
As queixas consideradas no monitoramento da ANS se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
No período de 1º de abril a 30 de junho, foram registradas 58.035 reclamações de assistências prestadas pelos planos de saúde.
Para abrir denúncia na ANS, para mais informações ou dúvidas sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde, o usuário pode ligar gratuitamente para o

Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco, da agência reguladora [ https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor ].

Informações da Tribuna do Norte

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