Ucrânia troca símbolo comunista de monumento histórico e provoca a ira da Rússia

Uma equipe de operários da Ucrânia iniciou, neste domingo (30), a remoção de um brasão da antiga União Soviética — um símbolo do comunismo — do escudo da Pátria Mãe, um monumento histórico de 102 m de altura localizado em Kiev, a capital do país

 

Uma equipe de operários da Ucrânia iniciou, neste domingo (30), a remoção de um brasão da antiga União Soviética — um símbolo do comunismo — do escudo da Pátria Mãe, um monumento histórico de 102 m de altura localizado em Kiev, a capital do país.

O brasão soviético será substituído pelo da Ucrânia, de acordo com a “lei de descomunização”, o que causou indignação e raiva da Rússia. O tradicional tridente da Ucrânia vai perder o martelo e a foice, símbolos do comunismo.

O brasão do escudo foi feito de aço produzido por uma empresa local, com sede em Zaporizhzhia. Foi essa empresa que fez o material para todo o monumento, em 1981. As obras de instalação devem ser concluídas até 24 de agosto, Dia da Independência da Ucrânia.

O primeiro projeto do monumento foi desenvolvido na década de 1970 pelo escultor Yevhen Vuchetych. Mas ele não conseguiu solidificar o plano e, após sua morte, a Pátria Mãe recebeu uma nova vida do arquiteto ucraniano Vasyl Borodai. Ele redesenhou completamente o layout original e deu a aparência que estamos acostumados a ver hoje.

A altura do monumento é de 62 m, mas, com o pedestal, chega aos 102 m, o que o torna 9 m mais alto que a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos. Além disso, a Pátria Mãe é a estátua mais alta da Europa e o primeiro monumento do mundo feito de aço por soldagem contínua.

Deu no R7

Deixe um comentário