Os clubes do Rio Grande do Norte miram a competição regional como forma de melhorar finanças

Mascote da Copa do Nordeste, também conhecida como “Lampions League” segura a taça da competição apelidada de “orelhuda”

 

A menina dos olhos dos clubes potiguares no início da próxima temporada, a Copa do Nordeste, já teve a tabela básica lançada pela CBF, neste primeiro momento ela foi anunciada com a definição dos confrontos apenas entre os os clubes que se classificaram direto para fase de grupos. Lembrando que outros quatro classificados vão ser apontados após a definição da pré-Copa NE. A larga do ABC, único com vaga garantida na competição até o momento, ocorrerá contra o Sport-PE.

O local dessa partida ainda não está definido, devido a punição imposta ao clube pernambucano pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que além da perda de pontos para o Vasco, puniu o Leão com a perda de oito mandos de campo, devido aos distúrbios provocados pelos torcedores rubro-negros na partida contra o time carioca pela Série B, recém terminada.

Mas a questão é que o treinador Fernando Marchiori já sabe que irá estrear no Campeonato Potiguar diante do Força e Luz e agora já tem definido o confronto pela competição regional, devendo direcionar a preparação que o Alvinegro vem realizando para encarar esses respectivos adversários.

Assim como no próximo ano, o calendário financeiro do ABC leva em consideração a possibilidade de o clube bater algumas metas na competição regional e na Copa do Brasil, que distribuem uma farta premiação em dinheiro e que servirão para ajudar o clube aumentar o investimento para o futebol dentro da temporada.

Para a Copa do Nordeste, a meta é chegar, no mínimo, às semifinais da competição, que tende a ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. Afinal de contas, dos clubes tradicionais da região, o Alvinegro é um dos que nunca ergueu a taça de campeão. A melhor participação dele se resume a um vice-campeonato em 2010 e dois terceiros lugares nas temporadas de 2003 e 2018. Enquanto o América ficou com o título na edição 1998.

Vivendo um tempo de grande empolgação pelos dois acessos consecutivos dentro do Brasileirão e, com os torcedores bastante animados por ver a equipe de novo na Série B, uma das metas da diretoria é realizar uma grande competição. O elenco foi bastante reforçado na temporada e Marchiori já apontou que não irá priorizar uma determinada competição neste início de temporada, quando o Estadual, o torneio regional e a Copa do Brasil serão disputados de forma quase simultânea.

“Nós estamos trabalhando para fazer um bom papel em todas as competições que teremos pela frente. Iniciamos o nosso período de preparação bem antes que todos os clubes do estado, justamente pensando em chegar bem preparados para os desafios que encontraremos no início da próxima temporada. Nossa meta é disputar bem todas as competições e avançar até onde for possível dentro de todas, devido a importância de cada uma delas”, ressaltou o comandante abecedista Fernando Marchiori.

Pré-Copa

Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa estão na disputa por quatro vagas na fase de grupos. Pela definição da ordem dos confrontos na competição qualificatória, apenas um clube potiguar terá a oportunidade de fazer companhia ao ABC na fase de grupos.

O chaveamento da disputa prevê o cruzamento entre o vencedor do confronto entre América x Moto Club e CSA x Potiguar de Mossoró, então caso vençam os seus compromissos do dia 5 de janeiro, América e Potiguar iriam disputar qual deles passaria a fase de grupo e colocaria uma cota de quase R$ 2 milhões no cofre logo no início do ano.

No Alvirrubro natalense, a diretoria não esconde que as metas financeiras do clube levam em consideração a participação americana na fase de grupos do regional, bem como bater na segunda fase da Copa do Brasil. com os valores dessas premiações, aliados aos pagos pelos patrocinadores e mais ao que pretende ganhar com a ampliação do programa de sócio torcedor, o América poderá montar um elenco ainda mais competitivo para disputar a Série C, de olho numa das vagas da competição para Série B de 2024.

O gerente de futebol Carlos Moura revelou que batidas essas metas, o clube vai ampliar a possibilidade dentro do mercado de atletas e procurar trazer algumas peças fundamentais para tornar a equipe forte o suficiente para encarar qualquer adversário na Série C, que devido a formatação para 2023, é apontada como mais equilibrada que a de 2022.

Também com o calendário de 2023 garantido até o final do ano, o Potiguar de Mossoró vai se aprontando para disputar a competição pela primeira vez. Os cerca de R$ 200 mil que o clube irá ganhar como cota de participação, já garantiu a realização de um investimento mais ousado para a próxima temporada. Chegar na fase de grupos, seria o melhor dos mundos para os mossoroenses.

A fase de grupos da 20ª edição da Copa do Nordeste irá de 21 de janeiro a 22 de março, com oito rodadas. Lembrando que o regulamento promove o enfrentamento dos dois grupos. O “A” tem Sport (PE), Fortaleza (CE), CRB (AL), Sampaio Corrêa (MA), Atlético (BA), Fluminense (PI) e 2 times a definir, enquanto o “B” tem Ceará (CE), Bahia (BA), Náutico (PE), ABC (RN), Campinense (PB), Sergipe (SE) e 2 times a definir. Avançam os quatro melhores de cada chave, com o mata-mata indo de 25 de março a 3 de maio. A tabela detalhada só deverá ser divulgada a partir de 8 de janeiro, após a definição da seletiva, com 16 times brigando por 4 vagas.

Tabela Básica da Copa NE 2023

1ª rodada (21/01 ou 22/01)
Eliminatória x Eliminatória
Fluminense x Eliminatória
Sport x ABC
Fortaleza x Campinense
CRB x Sergipe
Sampaio Corrêa x Bahia
Eliminatória x Ceará
Atlético de Alagoinhas x Náutico

2ª rodada (04/02 ou 05/2)
Eliminatória x Eliminatória
Eliminatória x Fluminense
Campinense x Sport
ABC x Fortaleza
Náutico x CRB
Ceará x Sampaio Corrêa
Bahia x Eliminatória
Sergipe x Atlético de Alagoinhas

3ª rodada (14/02 ou 15/02)
Sergipe x Eliminatória
Náutico x Fluminense
Ceará x Sport
Bahia x Fortaleza
Campinense x CRB
ABC x Sampaio Corrêa
Eliminatória x Eliminatória
Eliminatória x Atlético de Alagoinhas

4ª rodada (17/02 ou 18/02)
Eliminatória x ABC
Fluminense x Campinense
Sport x Eliminatória
Fortaleza x Eliminatória
CRB x Ceará
Sampaio Corrêa x Náutico
Eliminatória x Sergipe
Atlético de Alagoinhas x Bahia

5ª rodada (22/02, 23/02, 28/02 ou 01/03)
Eliminatória x Náutico
Fluminense x Ceará
Sport x Bahia
Fortaleza x Sergipe
CRB x Eliminatória
Sampaio Corrêa x Eliminatória
Eliminatória x ABC
Atlético de Alagoinhas x Campinense

6ª rodada (04/03 ou 05/03)
Bahia x Eliminatória
Sergipe x Fluminense
Náutico x Sport
Ceará x Fortaleza
Eliminatória x CRB
Eliminatória x Sampaio Corrêa
Campinense x Eliminatória
ABC x Atlético de Alagoinhas

7ª rodada (07/03, 08/03, 14/03 ou 15/03)
Eliminatória x Ceará
Fluminense x Bahia
Sport x Sergipe
Fortaleza x Náutico
CRB x ABC
Sampaio Corrêa x Campinense
Eliminatória x Eliminatória
Atlético de Alagoinhas x Eliminatória

8ª rodada (21/03 ou 22/03)
Campinense x Eliminatória
ABC x Fluminense
Eliminatória x Sport
Eliminatória x Fortaleza
Bahia x CRB
Sergipe x Sampaio Corrêa
Náutico x Eliminatória
Ceará x Atlético de Alagoinhas

Quartas de final (jogos únicos)
25/03 ou 26/03

Semifinal (jogos únicos)
28/03 ou 29/03

Final (ida e volta)
19/04 – Jogo de ida
03/05 – Jogo de volta

Deu no Tribuna do Norte.

Deixe um comentário