Rishi Sunak é eleito como novo premiê do Reino Unido

rishi sunak novo premiê britânico

 

Rishi Sunak, neto de imigrantes indianos, é o novo premiê do Reino Unido. Ele é o primeiro descendente de asiático a chegar ao poder. O ex-ministro das Finanças de Boris Johnson assume o lugar de Liz Truss que renunciou ao cargo na quinta-feira, 20, após seis semanas no poder – ela foi eleita no dia 6 de setembro. Sunak aparecia entre os favoritos para assumir.

Em setembro, ele já tinha disputado com a antiga primeira-ministra, mas foi derrotado por ela. Ele se tornou premiê após Penny Mourdaunt, que não obteve apoio suficiente para apresentar candidatura, desistir, nesta segunda-feira, 24, o que o deixou como único candidato. “Rishi Sunak foi eleito líder do Partido Conservador”, anunciou o responsável do grupo parlamentar Graham Brady. Pouco antes, Mordaunt reconheceu sua derrota no Twitter e forneceu seu “pleno apoio” ao ex-ministro das Finanças, que se tornou o primeiro chefe de Governo de uma minoria étnica no Reino Unido.

Ele é o terceiro premiê britânico em menos de dois meses. O líder do Partido Conservador vai precisar ser aprovado pelo Rei Charles III, e, após o veredito, será oficializado no cargo. Ainda não há uma data certa sobre quando será a transferência de poder, porém, há expectativas que seja nessa semana.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário