Furacão Ian alcança categoria 4 e segue em direção à Flórida

 

O furacão Ian se fortaleceu e atingiu a categoria quatro, em escala de cinco, a caminho da Flórida nesta quarta-feira (28), onde as previsões estimam ventos “devastadores” depois que a tempestade deixou dois mortos e milhões de pessoas sem energia elétrica ao passar por Cuba.

Às 5h (6h no horário de Brasília) uma ordem de evacuação foi emitida para uma dúzia de condados costeiros da Flórida, com uma recomendação de que as pessoas deixassem sua casa voluntariamente, de acordo com os serviços de emergência.

Quase simultaneamente, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) informou que “Ian se fortaleceu para atingir a categoria quatro, extremamente perigosa”.

De acordo com os dados mais recentes, da aeronave Hurricane Hunter da Força Aérea, os ventos máximos sustentados aumentaram para 220 kmm/h.

A previsão é que a tempestade chegue à costa nesta quarta-feira e avance pela Flórida antes de retornar ao mar ao longo da costa oeste desse estado do sul dos EUA na quinta-feira (29).

O NHC advertiu que “uma tempestade com risco de vida é esperada na costa oeste da Flórida e na parte baixa de Florida Keys”, com ventos “devastadores” no centro do furacão. “Inundações catastróficas são esperadas em várias áreas da Flórida central”, acrescentou.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em dezenas de condados na segunda-feira (26) e na noite de terça-feira (27) alertou aqueles nas áreas projetadas para serem mais atingidas que “o tempo para sair está se esgotando”.

“É preciso sair agora. Vocês vão começar a sentir grandes impactos da tempestade em breve”, disse ele.

Deu no R7

Deixe um comentário